Devido à crise dos combustíveis fósseis e às metas globais de redução de emissões de gases poluentes, a maioria das fabricantes de automóveis está investindo mais na produção de carros elétricos. No entanto, um grande desafio para a indústria é proporcionar autonomia suficiente para que os usuários possam percorrer longas distâncias sem preocupação. E para solucionar esse problema, é necessário investir em uma rede de carregamento maior, o que permitirá que os usuários tenham maior confiança na utilização dos veículos elétricos.
Por falar nisso, os carros elétricos da Tesla são uma das maiores do mercado. A empresa tem uma extensa rede de estações de carregamento rápido em todo o mundo e oferece aos proprietários de carros Tesla a opção de instalar um carregador em casa. E agora apresenta uma novidade para proprietários de carros elétricos de outras marcas. Confira no texto a seguir!
Como funciona o carregamento de carros elétricos?
Os carros elétricos são carregados conectando-os a uma fonte de energia elétrica, como uma tomada de parede ou um carregador dedicado, usando um cabo de carregamento específico para o veículo. Existem diferentes tipos de cabos de carregamento e conectores usados por diferentes marcas e modelos de carros elétricos, por isso é importante garantir que o cabo e o conector sejam compatíveis com o seu carro.
Existem três tipos principais de carregadores para carros elétricos:
- Carregadores domésticos: Estes são carregadores que você pode instalar em sua casa ou garagem. Eles geralmente têm uma capacidade de carga de 3,7 kW a 22 kW e podem levar de algumas horas a várias horas para carregar completamente a bateria, dependendo da capacidade da bateria do seu carro.
- Carregadores públicos: Esses carregadores estão localizados em áreas públicas, como estacionamentos, shoppings ou postos de gasolina. Eles geralmente têm uma capacidade de carga de 7 kW a 50 kW e podem levar de algumas horas a várias horas para carregar completamente a bateria do seu carro.
- Carregadores de nível 3 (DC): Estes são carregadores de alta potência que podem carregar a bateria do seu carro em cerca de 30 minutos. Eles estão geralmente localizados em postos de carregamento rápido e têm uma capacidade de carga de 50 kW a 350 kW.
Vale também destacar que o tempo de carregamento pode variar dependendo da capacidade da bateria do seu carro, da capacidade do carregador e do tipo de conexão que você está usando. Além disso, é recomendável carregar a bateria antes que ela atinja um nível muito baixo, pois isso pode prolongar a vida útil da bateria.
Como a Tesla pretende estender sua rede de carregamento nos Estados Unidos?
A empresa Tesla possui, atualmente, uma rede de carregamento exclusiva para seus próprios veículos elétricos. Mas ela planeja permitir que outros fabricantes de veículos elétricos - pelo menos nos Estados Unidos, por hora - usem também a sua rede de carregamento. Isso significa que os proprietários de carros elétricos de outras marcas poderão acessar e carregar seus veículos nas estações de carregamento da Tesla, o que poderia ajudar a aumentar a disponibilidade de locais de carregamento para veículos elétricos em todo o mundo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Serão 7.500 novos carregadores Tesla em todo o país até o final de 2023, sendo 3.500 destes com acesso aberto. Eles estarão localizados em corredores rodoviários, para "expandir a liberdade de viagem para todos os veículos elétricos", e em outros locais como "hotéis e restaurantes em áreas urbanas e rurais". Isso quer dizer que os motoristas de carros elétricos poderão ficar mais tranquilos, na certeza de que logo podem encontrar carregamento.
Por falar nisso, os carros elétricos da Tesla são uma das maiores do mercado. A empresa tem uma extensa rede de estações de carregamento rápido em todo o mundo e oferece aos proprietários de carros Tesla a opção de instalar um carregador em casa. E agora a empresa apresenta uma novidade para proprietários de carros elétricos de outras marcas. Confira no texto a seguir!
Veja Também: Brasil ganha seu primeiro carregador de carros elétricos ultrarrápido
Explicação Bônus | Por que é importante criar uma rede de carregamento para carros elétricos?
A criação de uma rede de carregamento para carros elétricos é importante por vários motivos. Primeiro, viabiliza o uso dos carros elétricos para viagens mais longas ou deslocamentos diários em regiões sem opções de carregamento. Segundo, reduz a ansiedade de autonomia dos motoristas e aumenta a confiança na utilização dos carros elétricos. Terceiro, estimula a adoção de carros elétricos e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa e outras poluições do transporte. Além disso, promove a inovação tecnológica, incentiva a adoção de veículos elétricos pelos consumidores e ajuda a acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e um futuro mais sustentável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Axios.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.