Engenharia 360

Conheça a nova câmera portátil do Google Street View

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/06/2022 3 min

Conheça a nova câmera portátil do Google Street View

por Redação 360 | 02/06/2022
Engenharia 360

Duas das melhores tecnologias disponíveis no mundo atual são o Google Maps e o Google Earth. Ambas as plataformas são utilizadas por milhares de pessoas para encontrar endereços e também conferir imagens, referências, dicas de trajetos e conduções, além de vistas panorâmicas de diversas regiões ao redor do globo. E um dos recursos disponibilizados dentro desses sistemas é o Google Street View, que monta uma representação visual de todos os locais por onde o carro da Google já passou e fez sua coleta de registros de imagens por meio de uma câmera especial instalada no teto. A saber, já foram mais de 16 milhões de quilômetros de imagens capturadas para construir um grande mapa virtual do mundo.

A nova tecnologia de câmera do Google Street View

Acontece que esse método utilizado ainda pela Google é bastante dispendioso para a empresa, pois depende de um conjunto de equipamentos volumoso, pesado e que exige muito poder de computação adicionado a um carro adaptado. A câmera possui um sensor de 20 megapixels, para poder captar imagens panorâmicas de 140 megapixels. O problema é que nem todos lugares podem sequer ser acessados por carros, como pequenas ilhas e montanhas. Qual a solução, então?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Bem, levar uma câmera portátil! Foi isso que a Google fez, desenvolveu um aparelho com apenas 450 gramas. Ele é modular e pode ser personalizado com diferentes sensores, como necessário. O mesmo pode ser conectado facilmente tanto no topo do bagageiro de um carro ou ainda ser carregado nas mãos, como se fosse um pequeno pet. Seu design realmente parece um animalzinho, com a parte superior azul, um círculo branco em torno de cada uma das grandes lentes, que parecem grandes olhos, e alguns recortes em certos ângulos, como um pequeno bigode.

Google Street View
Imagem reproduzida de Olhar Digital
Google Street View
Imagem reproduzida de HexTec News

De fato, é fácil transportar a nova câmera do Google Street View, inclusive porque ela vem com duas alças auxiliares, como se tivesse dois braços minúsculos. E seu tamanho reduzido só se tornou possível porque pesquisadores da empresa conseguiram projetar placas de energia e processamento menores do que o tamanho de uma mão humana. Se a câmera anterior era alimentada por um carro, a nova pode ser conectada diretamente a uma bateria, e ser utilizada em em uma moto comum, moto de neve, bicicleta, mochila e mais. Ou seja, tendo uma condição de portabilidade como nunca se viu!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Google Street View
Imagem reproduzida de The Verge
Google Street View
Imagem reproduzida de PK NEWS

Então, o que achou da novidade? Compartilhe sua impressão nos comentários e o artigo a quem possa interessar!

Veja Também: Conheça dois engenheiros brasileiros que estão arrasando dentro da empresa Google


Fontes: IstoÉ Dinheiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo