Duas das melhores tecnologias disponíveis no mundo atual são o Google Maps e o Google Earth. Ambas as plataformas são utilizadas por milhares de pessoas para encontrar endereços e também conferir imagens, referências, dicas de trajetos e conduções, além de vistas panorâmicas de diversas regiões ao redor do globo. E um dos recursos disponibilizados dentro desses sistemas é o Google Street View.
Essa tecnologia monta uma representação visual de todos os locais por onde o carro da Google já passou e fez sua coleta de registros de imagens por meio de uma câmera especial instalada no teto. A saber, já foram milhões de quilômetros de imagens capturadas para construir um grande mapa virtual do mundo.
A tecnologia de câmera do Google Street View
O método utilizado ainda pela Google é bastante dispendioso para a empresa, pois depende de um conjunto de equipamentos volumoso, pesado e que exige muito poder de computação adicionado a um carro adaptado. A câmera possui um sensor de 20 megapixels, para poder captar imagens panorâmicas de 140 megapixels. O problema é que nem todos lugares podem sequer ser acessados por carros, como pequenas ilhas e montanhas. Qual a solução, então?
Bem, levar uma câmera portátil! Foi isso que a Google fez, desenvolveu um aparelho com apenas 450 gramas. Ele é modular e pode ser personalizado com diferentes sensores, como necessário.
O mesmo pode ser conectado facilmente tanto no topo do bagageiro de um carro ou ainda ser carregado nas mãos, como se fosse um pequeno pet. E seu design realmente parece um animalzinho, com a parte superior azul, um círculo branco em torno de cada uma das grandes lentes, que parecem grandes olhos, e alguns recortes em certos ângulos, como um pequeno bigode.


De fato, é fácil transportar a nova câmera do Google Street View, inclusive porque ela vem com duas alças auxiliares, como se tivesse dois braços minúsculos. E seu tamanho reduzido só se tornou possível porque pesquisadores da empresa conseguiram projetar placas de energia e processamento menores do que o tamanho de uma mão humana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Se a câmera anterior era alimentada por um carro, a nova pode ser conectada diretamente a uma bateria, e ser utilizada em em uma moto comum, moto de neve, bicicleta, mochila e mais. Ou seja, tendo uma condição de portabilidade como nunca se viu!


Então, o que achou da novidade? Compartilhe sua impressão nos comentários e o artigo a quem possa interessar!
Veja Também: Conheça dois engenheiros brasileiros que estão arrasando dentro da empresa Google
Fontes: IstoÉ Dinheiro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.