Engenharia 360

Você sabia? Cientistas descobrem idade da água

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/01/2023 | Atualizado em 12/04/2023 4 min
Imagem de Freepik

Você sabia? Cientistas descobrem idade da água

por Redação 360 | 26/01/2023 | Atualizado em 12/04/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Temos tantas dúvidas sobre o surgimento da vida na Terra, não é mesmo? Não temos certeza, com previsão, de como foi a evolução das espécies até a humanidade como a conhecemos. Ainda recém estamos descobrindo algumas informações sobre a extinção de espécies antes dos dinossauros. E, certamente, não sabemos de onde veio a água. Alguns acreditam que ela veio do espaço. Por isso, encontrá-la em outros planetas e asteroides poderia indicar vida além do nosso planeta. Ou seja, a água estaria no centro de tudo!

Veja Também: “Água da Terra veio do espaço”, afirmam cientistas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A presença da água no Sistema Solar

A ciência já sabe que existem muitos sistemas solares como o nosso no universo - bom, se ele é infinito, existiriam mesmo infinitas oportunidades de encontrarmos versões similares à formação desse sistema. De modo igual, em todos, o começo foi uma nuvem molecular gigante, contendo hidrogênio, o principal componente da água. Em seguida, outros elementos também em abundância, como hélio, oxigênio e carbono, grãos de poeira de silicato e poeira carbonácea. E o encontro deles iniciou o processo de nascimento do Sistema Solar.

água na terra
Ilustração Sistema Solar onde encontra-se a Terra | Imagem de Freepik

A água é o fruto da combinação hidrogênio e oxigênio. Aliás, por regra, quando as moléculas de hidrogênio mais leves saltam sobre os grãos de poeira congelados para encontrar oxigênio, eles reagem e formam o gelo de água. Posteriormente, esse gelo sofre diversos processos, incluindo o de vapor e gás. Após passar pela gravidade e outras reações, pode dar vida a uma jovem protoestrela, partindo para novas etapas de criação - em condições diferentes, claro. Assim foi o começo da nossa história!

A água, portanto, fez parte do nascimento do nosso Sistema Solar, incluindo seus planetas, sem contar asteroides e cometas. Então, ela chegou por aqui em 4,543 × 10^9 anos - a idade da Terra. Enfim, o certo seria perguntar, por hora, o quanto dessa água antiga chegou até aqui!

água na terra
Imagem de kjpargeter de Freepik

Veja Também: Cientistas descobrem fonte inesgotável de água potável no mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O percentual de água antiga na Terra

Os cientistas concluíram que entre 1% e 50% da água da Terra veio da fase inicial do nascimento do Sistema Solar. Também podemos encontrar a mesma água em abundância em cometas e asteroides. Parece que nosso planeta, em especial, herdou sua água original predominantemente de planetesimais, que supostamente são os precursores dos asteroides e planetas que a formou. Isso quer dizer que essa água não veio com as diversas chuvas de cometas que já recebeu.

água na terra
Imagem de Freepik

O problema é que ainda não descobrimos bem como se deu exatamente a formação da Terra. Por isso, não se pode descrever como toda a água da etapa inicial veio parar no planeta. E seria importante descobrir isso, pois a informação poderia fornecer um ponto de partida para descobrir o resto.

"(...) a origem e evolução da água da Terra está inevitavelmente ligada a outros participantes importantes neste planeta, por exemplo, carbono, oxigênio molecular e o campo magnético." - Cecilia Ceccarelli e Fujun Du, em estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert.

Veja Também: Como funcionam as torres de água e por que poderiam resolver os problemas de abastecimento?

A idade da água que bebemos

Resumindo, "Uma boa fração da água terrestre provavelmente se formou no início do nascimento do Sistema Solar quando era uma nuvem fria de gás e poeira, congelada e conservada durante as várias etapas que levaram à formação de planetas, asteroides e cometas e foi eventualmente transmitida para a Terra nascente. Como a passagem final aconteceu já é outro capítulo.", comentam os cientistas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, a idade de um grande percentual de água que bebemos pode ser calculada. Se a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nós bebemos hoje uma parcela da água de 4,5 bilhões de anos, resultante de água pesada (composto também chamado de água deuterada e quimicamente semelhante à água normal). Agora é o momento dos pesquisadores continuarem avaliando os dados para conhecer o restante da trajetória da história da água em nosso planeta.

água na terra
Imagem de PublicDomainPictures em Pixabay

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo