Engenharia 360

Cientistas descobrem fonte inesgotável de água potável no mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/12/2022 | Atualizado em 03/04/2023 3 min
Imagem de Pixabay

Cientistas descobrem fonte inesgotável de água potável no mundo

por Redação 360 | 26/12/2022 | Atualizado em 03/04/2023
Imagem de Pixabay
Engenharia 360

Uma das maiores causas das crises econômicas mundiais na atualidade - também, em parte, impulsionadora da corrida espacial - é a escassez de água potável. Como sabemos, os recursos naturais são limitados e, por conta das ações desastrosas do ser humano, água pura para beber está se esgotando, levando milhões à migração, comprometimentos incalculáveis para a agricultura, e mais. Então, podemos dizer que a água é a "moeda" mais preciosa do presente e futuro do planeta!

Veja Também: Tecnologia sustentável transforma água do mar em potável em meia hora

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

água dos oceanos
Imagem de Pixabay

Neste momento, a ciência está investigando como obter água potável de outras fontes aqui na Terra. Já conhecemos a técnica da dessalinização, o processo através do qual se eliminam os sais minerais dissolvidos na água, tornando o líquido possível de beber. Mas agora a ciência traz uma novidade, que é uma técnica para aproveitar a umidade acima dos oceanos - algo que seria, em tese, uma fonte inesgotável de água potável.

Veja Também: Modelo de fazenda em SP é prova do porquê vale investir em reuso de água

Por que vale mais a umidade dos oceanos do que a dessalinização?

Sempre estranhamos esta ideia de beber água dos oceanos, sabendo que ela é originalmente salgada. As tecnologias de dessalinização realmente revolucionaram o mundo das ciências. Contudo, ainda são caras e energeticamente ineficientes. Ao mesmo tempo, ainda há a necessidade de água potável. E acontece que existe uma camada de água doce acima dos oceanos em forma de vapor de água. Então, o que os pesquisadores fizeram foi trabalhar para captar essa água de maneira economicamente viável.

ciclo da água
Imagem reproduzida de Ciclos Biogeoquímicos Professor Paulo Trin Junior

Veja Também: Novo filtro pode tornar a água do mar potável por meio de luz solar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a proposta para a utilização do vapor de água dos oceanos?

A iniciativa de pesquisa partiu de cientistas da Universidade de Illinois, nos EUA. Após realizar análises atmosféricas e econômicas, eles afirmaram ser possível construir estruturas flutuantes, ancoradas ou fixas, como as plataformas de petróleo nos oceanos. As mesmas teriam em torno de 210 metros por 100 metros, projetadas com design para capturar a umidade na camada de água logo acima da superfície do mar e ao longo de uma costa.

O ar carregado de umidade seria, assim, transportado via sistema comum, de compressor ou condensador - como de ar condicionado - para mais próximo da terra, onde sua condensação pode fornecer água doce, possível de ser tratada para virar água potável para beber. O processo seria, diferente de outras propostas, baseadas em geoengenharia, inspirado no próprio ciclo natural da água - ciclo hidrológico -, onde o vapor esfria e condensa para então cair na superfície terrestre como chuva. E antes que você se pergunte, respondemos que não; segundo os cientistas, isso não causaria o aumento das secas.

Em resumo, a intenção seria apenas orientar para onde vai a água evaporada dos oceanos.

água potável
Imagem reproduzida de Site Inovação Tecnológica

Qual o potencial de rendimento hídrico da proposta?

Estima-se que o rendimento hídrico dessas estruturas poderia chegar a fornecer água doce para grandes centros populacionais, e de modo economicamente bastante vantajoso. Seria, então, uma boa solução, diante das graves mudanças climáticas, para regiões do planeta próximas de oceanos, mas com enorme escassez de água.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Inovação Tecnológica.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo