Engenharia 360

Bioágua: Perspectivas da Ciência para Agricultura em Tempos de Crise Hídrica

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/09/2021 | Atualizado em 01/10/2023 4 min
Foto de Saad Majeed: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arquitetura-arte-lindo-bonito-13437374/

Bioágua: Perspectivas da Ciência para Agricultura em Tempos de Crise Hídrica

por Redação 360 | 30/09/2021 | Atualizado em 01/10/2023
Foto de Saad Majeed: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arquitetura-arte-lindo-bonito-13437374/
Engenharia 360

Nota: A importância para a agricultura de um sistema de bioágua, por exemplo, ganha importância em casos comos o relatado a seguir.

A seca histórica no rio Madeira - na bacia do rio Amazonas, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas - deixou milhares de ribeirinhos sem água limpa no começo de 2023 (data de atualização desse texto. Poços secos obrigam moradores a percorrer mais de 30 km para comprar água na cidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia estima que pelo menos 15 mil pessoas sejam afetadas. A situação é tão grave que até a navegação noturna foi proibida pela Marinha do Brasil. E, infelizmente, a falta de chuvas e a baixa do lençol freático tornam incertas as perspectivas de melhora.


O agronegócio é muito importante para a economia brasileira, destaque no Produto Interno Bruto (PIB). Contudo, devido à crise severa que o mundo tem enfrentado, o setor da agricultura no país chegou o 2° trimestre de 2021 com um recuo de 2,8%.

Nessa conta, uma importante vilã é a crise hídrica. Só no ano passado, os eventos climáticos - geadas, estiagens e mais - envolveram 60% das indenizações voltadas aos produtores rurais. E quando se trata de água, o assunto complica, pois ela é essencial para as plantações. A saber, a irrigação das lavouras toma 49,8% do total disponível para uso nos reservatórios, segundo o Atlas da Irrigação de março deste ano pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Agora, imagina esse cenário de escassez que vivemos e o quanto isso está impactando a produção nacional - como a de café, que, entre 2020 e 2021, teve queda de 21% segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística! Para piorar, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas apontou que a temperatura global pode subir de 1,5°C a 2°C neste século. Diante disso, precisamos estudar formas de economizar mais água, nos preparando ainda melhor para os períodos de seca. Veja, a seguir, o que a ciência indica para os agricultores!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é Bioágua?

A Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas, o que impede a contaminação do lençol freático, além de resultar em uma solução nutritiva para as plantas. Um exemplo disso, na prática, é a água resultante da lavagem de louça e de roupa - nada de vaso sanitário -, que poderia ser "reciclada" para regar as plantações.

Claro que não se trata de jogar a água suja sobre as plantas. Antes disso, ela tem que ser tratada, o que poderia ser feito em casa mesmo, através de um filtro - o volume consumido pela família poderia ser destinado às hortas no pátio da residência.

meio ambiente - Bioágua - agricultura
Imagem reproduzida de Centro Educacional São Francisco de Assis

Uma pesquisa nesta linha tem sido desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com auxílio de agricultores. A metodologia estudada poderia ser praticada de forma integrada a uma cisterna de produção.

Bioágua: Perspectivas da Ciência para Agricultura em Tempos de Crise Hídrica
Imagem reproduzida de CicloVivo
meio ambiente
Imagem reproduzida de DocPlayer

Quais as alternativas para a agricultura?

Hoje, com as atuais condições ambientais, está mais difícil realizar o planejamento de safras e, consequentemente, há ainda mais redução na produtividade. Mas os pesquisadores têm tentado encontrar outras soluções para a irrigação de lavouras. Veja os dois exemplos a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uso da água subterrânea

Uma das alternativas estudadas é usar, na agricultura, a combinação de diferentes fontes de água para a irrigação. A começar com a exploração da água subterrânea, que não sofre com a variação do clima e pode abastecer os plantios pelas raízes. A ideia é criar uma barragem subterrânea para armazenar a água da chuva dentro do solo, impedindo que, após ela ser absorvida, siga para riachos, por exemplo. Contudo, essa fonte tem limitação de uso, também acaba em breve e elimina a chance de aumentar o nível dos rios, bacias e lagos.

meio ambiente
Imagem reproduzida de Conceitos

Outras águas subterrâneas que se pode tentar acessar são as dos lençóis freáticos e aquíferos, mas é preciso atenção quanto a possíveis contaminações. Elas podem ser acessadas por fontes, quando alcançam a superfície, ou pela escavação de poços - ambas as ações precisam de aprovação dos órgãos gestores da região.

Rega automatizada

Outra boa solução, pensando principalmente na questão da economia de água para irrigação na agricultura, é a rega automatizada, com sistema que decide quando é o momento de regar as plantas ou não. Um exemplo é o IrrigoSystem, desenvolvido pelo pesquisador Alan Kardek, da Universidade Federal de Ouro Preto, baseado em sensores instalados na lavoura, que medem os parâmetros elétricos do solo e, deste modo, a umidade nele. O aparelho funciona a partir de energia solar e manda os dados, sem fio. Com isso, a irrigação acontece apenas quando o solo está precisando da água.

meio ambiente
Imagem reproduzida de irrigosystem.ufop

Veja Também:


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo