Depois de quase 200 ano, quando começou a ser discutido, no início do século XIX, o projeto de engenharia do Canal da Nicarágua começa a se tornar realidade. Isso mesmo, duzentos anos depois, o atual presidente do país, Daniel Ortega, conseguiu colocar em prática o que, segundo ele, é a chave econômica para “independência total e definitiva” da segunda mais pobre nação das Américas.
Além da proximidade dos portos americanos, o canal que terá 278 quilômetros de extensão entre os oceanos Atlântico e Pacifico terá capacidade superior ao do Canal do Panamá, comportando navios ainda maiores.
A construção será de responsabilidade de uma empresa chinesa, a Hong Kong Nicaragua Canal Development Investiment Company. Tal fato, deixa a população local em dúvida e gera especulações sobre interesses do governo chinês em controlar o fluxo de comércio na região, uma vez que o país só terá controle total após 50 anos, quando terá amortizado os investimentos estrangeiros recebidos.
Veja Também: Como o Canal de Suez foi construído e por que ele é tão importante?
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.