Engenharia 360

Canal da Nicarágua: o maior projeto de engenharia do mundo começa a sair do papel

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 22/12/2014 | Atualizado em 18/08/2022 < 1 min

Canal da Nicarágua: o maior projeto de engenharia do mundo começa a sair do papel

por Eduardo Mikail | 22/12/2014 | Atualizado em 18/08/2022
Engenharia 360
Depois de quase 200 ano, quando começou a ser discutido, no início do século XIX, o projeto de engenharia do Canal da Nicarágua começa a se tornar realidade. Isso mesmo, duzentos anos depois, o atual presidente do país, Daniel Ortega, conseguiu colocar em prática o que, segundo ele, é a chave econômica para “independência total e definitiva” da segunda mais pobre nação das Américas.

nicaragua_blog-da-engenharia

mapa-nicaragua-canal-blog-da-engenharia

Além da proximidade dos portos americanos, o canal que terá 278 quilômetros de extensão entre os oceanos Atlântico e Pacifico terá capacidade superior ao do Canal do Panamá, comportando navios ainda maiores.

A construção será de responsabilidade de uma empresa chinesa, a Hong Kong Nicaragua Canal Development Investiment Company. Tal fato, deixa a população local em dúvida e gera especulações sobre interesses do governo chinês em controlar o fluxo de comércio na região, uma vez que o país só terá controle total após 50 anos, quando terá amortizado os investimentos estrangeiros recebidos.

Veja Também: Como o Canal de Suez foi construído e por que ele é tão importante?

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo