Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Soft skills: o que são e por que você precisa delas

por Jéssica Dias | 23/12/2014
Copiado!

Quando nos decidimos por cursar Engenharia – ou qualquer outro curso que não seja da área de humanas – é comum dar muita ênfase às habilidades técnicas, como ser proficiente em alguma linguagem programação, AutoCad, MS Project, e por aí vai. Sem dúvidas é muito importante ter essas habilidades, mas só isso basta?

soft-skills-blog-da-engenharia

Fonte: independent.co.uk


As habilidades são geralmente classificadas de duas formas: “hard skills” e “soft skills”: as primeiras são as habilidades técnicas e se referem ao conhecimento que você tem; já as soft skills se referem aos atributos que fazem uma pessoa apta a interagir eficientemente com outras pessoas e podem até ser usadas por sociólogos e psicólogos para traçar a inteligência emocional de um indivíduo.


LEIA TAMBÉM:
+
 Engenheiro, seja um líder!
+ 6 dicas para planejar melhor seu tempo


Uma pesquisa feita pela National Association of Colleges and Employers (NACE) e publicada na Forbes aponta as dez habilidades mais procuradas num candidato e, surpreendentemente (ou não), as cinco primeiras são soft skills:

  1. Habilidade para trabalhar em time
  2. Habilidade de fazer decisões e resolver problemas
  3. Habilidade de se comunicar verbalmente com pessoas dentro e fora da organização
  4. Habilidade de planejar, organizar e priorizar o trabalho
  5. Habilidade de obter e processar informações

Ou seja, além de ter conhecimento na área, é necessário também saber comunicar-se bem com outras pessoas, sejam elas da área em que você atua ou não.

Soft-Skill-Trainer-blog-da-engenharia

Fonte: studentstips.com

Como posso melhorar minhas soft skills?

  • Durante a faculdade temos várias oportunidades de melhorar nossas habilidades, pois é constante a necessidade de se fazer trabalhos em grupo e em alguns casos é necessário apresenta-lo para sua turma ou mesmo em congressos. Aproveite esses trabalhos para desenvolver sua forma de se comunicar e de lidar com pessoas diferentes de você.
  • Aprenda a se planejar já na faculdade, esta pode ser uma habilidade útil no seu futuro emprego.
  • Se você tem dificuldades de comunicação, existem cursos de oratória que podem te ajudar a vencer a timidez de falar em público.
  • Peça feedback honesto dos seus professores e colegas de classe, a opinião deles pode ser muito útil na construção de suas habilidades.

O principal é ser proativo: se você identificar algum ponto que precisa ser melhorado, corra atrás!
 
Referências: linkedIn.com/pulse, Forbes, Investopedia


E você, tem mais alguma dica de como melhorar as soft skills? O que achou do texto? Deixe seu comentário!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários