Quando nos decidimos cursar Engenharia ou qualquer outro curso que não seja da área de humanas, é comum dar muita ênfase às habilidades técnicas - como ser proficiente em alguma linguagem programação tipo AutoCad, MS Project, e por aí vai. Sem dúvidas é muito importante ter habilidades! Mas só isso basta? Saiba mais a seguir!

Veja Também: Engenheiro de Produção, seja um líder! E todos os outros engenheiros também
Como são classificadas as habilidades?
Habilidades são geralmente classificadas de duas formas: “hard skills” e “soft skills”. O primeiro termo se refere às habilidades técnicas e ao conhecimento que uma pessoa tem. Já o segundo termo se refere aos atributos que fazem alguém apto a interagir eficientemente com os outros, algo que é analisado por sociólogos e psicólogos para traçar a inteligência emocional de um indivíduo.
Quais as habilidades soft skills mais significativas?
Uma pesquisa feita pela National Association of Colleges and Employers e publicada na Forbes aponta as dez habilidades mais procuradas num candidato e, surpreendentemente (ou não), as cinco primeiras são soft skills:
- habilidade para trabalhar em time;
- de fazer decisões e resolver problemas;
- se comunicar verbalmente com pessoas dentro e fora da organização;
- planejar, organizar e priorizar o trabalho; e
- obter e processar informações.
Ou seja, além de ter conhecimento na área, é necessário também saber comunicar-se bem com outras pessoas, sejam elas da área em que você atua ou não.

Como posso melhorar as habilidades soft skills?
Já durante a faculdade temos várias oportunidades de melhorar as nossas habilidades, pois é constante a necessidade de se fazer trabalhos em grupo e apresentá-los para sua turma ou mesmo em congressos. Aproveite esses trabalhos para desenvolver a sua forma de se comunicar e de lidar com pessoas diferentes de você. Aqui vão algumas dicas:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Aprenda a se planejar já na faculdade, esta pode ser uma habilidade útil no seu futuro emprego;
- Se você tem dificuldades de comunicação, existem cursos de oratória que podem te ajudar a vencer a timidez de falar em público; e
- Peça feedback honesto dos seus professores e colegas de classe, a opinião deles pode ser muito útil na construção de suas habilidades.
O principal é ser proativo! E se você identificar algum ponto que precisa ser melhorado, corra atrás!
Tem mais alguma dica de como melhorar as soft skills? O que achou do texto? Escreva nos comentário!
Fontes: linkedIn.com/pulse, Forbes, Investopedia
Comentários

Jéssica Dias
Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de três anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras. @engjessicadias