Depois de mostrarmos professores que aproveitaram o sucesso do app Pokemon Go para ensinar crianças e adolescentes - veja aqui -, trazemos uma nova forma de dar aulas de matemática para alunos do ensino fundamental: utilizando peças LEGO.
É isso mesmo, o brinquedo que se tornou uma febre logo que surgiu, nos anos 80, ainda perdura no imaginário de adultos e no dia a dia das crianças, incentivando o processo criativo e a lógica. E é por isso que foi o eleito para auxiliar professora e alunos na sala de aula.
A ideia é da professora Alycia Zimmerman, de Nova York, nos Estados Unidos, que descobriu a função das pecinhas ao ver a dificuldade que seus alunos da terceira série tinham ao aprender frações. Segundo ela, a fração representa uma das etapas mais difíceis para as crianças e precisava encontrar um meio de facilitar o ensino.
"A única forma que encontrei para combater o receio que eles sentem das frações foi dar aos alunos várias oportunidades de experienciar frações com objetos tangíveis", disse Alycia ao site Scholastic.
A partir dessa constatação ela resolveu aderir às peças de LEGO. E as crianças adoraram. Afinal, é muito diferente de visualizar as contas escritas à lousa. Poder tocar e manipular os objetos das operações aritméticas já muda completamente o sentido para as crianças, até por que são itens que elas têm bastante familiaridade. A professora não poderia ter feito escolha melhor, não é mesmo?
E então, o que você achou da ideia? Para nós, é mais uma forma simples de quebrar os paradigmas do ensino tradicional, transformando novos aprendizados em algo muito mais divertido e, consequentemente, produtivo.
As peças de LEGO podem ajudar no ensino de frações:
No ensino de divisão:
LEIA MAIS
No ensino de média aritmética:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No ensino de quadrados perfeitos:
No ensino do conceito de maior e menor:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Você tem mais alguma ideia interessante para incluir na sala de aula, seja no ensino fundamental, médio, superior? Conte para a gente!
Fontes: Revista Galileu, Scholastic | Fotos: Scholastic, Blogelian, School of Scrap, Best of Web
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.