A matriz curricular dos cursos de engenharia varia conforme a área, mas a Física, a Química, a Matemática e, evidentemente, a matéria “Cálculo”, estão previstas em boa parte dos cursos. Mas já pensou se este padrão fosse alterado, e o ensino pautado por projetos práticos? Que tal aprender com a mão na massa, bem além de apenas resolver cálculos?
A proposta foi iniciada na Olin College, em Boston, nos EUA. Os cálculos, além de outros exercícios, conceitos e matérias são trabalhados durante as atividades práticas dos alunos, que são o principal enfoque do curso. Depois de uma parceria firmada entre a instituição norte-americana e o Insper, em São Paulo, o mesmo formato foi iniciado por aqui, nesta instituição, no primeiro semestre de 2015.
Está previsto no programa que, além de práticas, as aulas sejam voltadas também para o desenvolvimento do pensamento empreendedor. Os trabalhos são realizados em equipe em ambas as escolas, que permanecem em contato e troca de experiências. O objetivo dos cursos neste modelo é promover um maior interesse dos alunos, diminuindo a taxa de desistência que atinge a graduação, principalmente no primeiro ano.
Neste sentido os resultados já são possíveis de serem notados tanto no Brasil, em que a taxa de evasão foi de 8,8% no primeiro ano, como nos EUA, em que o Olin College está entre as instituições mais concorridas do país.
Inicialmente a parceria entre os dois institutos é válida por um ano. A instituição norte-americana é voltada a cursos de graduação em Engenharia com propostas de ensino diferentes, para a formação de líderes, enquanto o Insper atua tanto na área da Engenharia, como também em Economia, Negócios e Direito.
E o que se espera é uma expansão de métodos semelhantes, com inovação e criatividade, para reinventar e aprimorar os processos educacionais, esta parceria entre uma instituição brasileira e norte-americana é apenas um primeiro passo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Um profissional com conhecimentos técnicos, mas também com a capacidade de liderar, empreender e pensar “fora da caixa" é algo fundamental atualmente, para encarar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais acirrado, em qualquer lugar do mundo.
Bateu curiosidade para conhecer o programada diferenciado nas instituições? É possível saber mais no site do Olin College e do Insper.
Referências: Época Negócios, Insper
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.