A icônica marca alemã Mercedes-Benz é conhecida desde a década de 1920 pelo seu trabalho com a fabricação de automóveis, caminhões, autocarros e motores no mundo. Mas a empresa também está expandindo seus horizontes e entrando no mercado imobiliário. Este ano, ela anunciou que planeja construir seu primeiro arranha-céu de 67 andares em Miami, na Flórida, impactando o mercado imobiliário de luxo nos Estados Unidos. Saiba mais sobre esta história no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O projeto Mercedes-Benz Places
O Mercedes-Benz Places será, se concluído, um arranha-céu de 791 unidades residenciais - entre estúdios e apartamentos de três dormitórios -, além de 18.580 metros quadrados de espaços de escritórios, instalações de saúde e bem-estar, hotel com 174 quartos, lojas de varejo e estacionamento. O projeto foi desenvolvido pela equipe Mercedes-Benz juntamente com a JDS Development Group e o estúdio de arquitetura SHoP Architects.
A saber, essa parceria JDS e SHoP Architects já rendeu também outros projetos impressionantes, como do Brooklyn Tower e as torres de cobre dançantes em Nova York.
Chama atenção a arquitetura deste edifício, uma linda mistura de traços de referência da arquitetura e do design automotivo, equilibrando inovação técnica, estética emocional e funcionalidade - que, aliás, é um conceito presente nos projetos veiculares da Mercedes. A ideia é que ele impacte a paisagem urbana. O Mercedes-Benz Places, com todo seu luxo, inovação e sustentabilidade, está previsto para ser concluído até 2027.
Um oásis de luxo no coração de Miami
O Mercedes-Benz Places deve ser construído em um terreno do bairro de Brickell, em Miami. No total, deve ter 232.257 metros quadrados de área, formando uma volumetria composta por retângulos irregulares se alternando em diferentes direções perpendiculares, adornados por rampas amplas e curvelíneas, capturando a luz de diversas maneiras e criando uma estética única e sofisticada. Essa arquitetura foi inspirada no que os projetistas chamam de "pureza sensual" da Mercedes-Benz.
Detalhes arquitetônicos
Já nas imagens da maquete, pode-se perceber as linhas fluidas e tons prateados cintilantes. Ao redor do edifício, uma área verde significativa, projeto de Field Operations, conhecido por suas contribuições ao Highline de Nova York e ao Underline de Miami. Dentro do edifício, unidades residenciais equipadas com acabamentos de alto padrão, eletrodomésticos de última geração e tecnologia inteligente, que deve garantir uma experiência de vida incomparável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Sustentabilidade
Está prevista neste projeto da Mercedes-Benz a revitalização do Southside Park, um parque que circunda a área ao redor do sítio. Isso foi considerado um ponto crucial para o desenvolvimento da proposta, fazendo com que o arranha-céu venha a ser, realmente, algo como um "oásis urbano", emoldurado com vegetação nativa e espaços verdes. É o jeito que a marca encontrou de deixar um legado positivo para a comunidade de Miami.
Veja Também: Por dentro do Museu da Mercedes-Benz na Alemanha
O impacto do projeto no mercado imobiliário
O projeto do arranha-céu Mercedes-Benz Places já é considerado um marco importante da arquitetura, engenharia e mercado imobiliário de Miami. Os investidores preveem desde agora o seu sucesso, principalmente porque seu design é atemporal. Ele deverá estabelecer um novo padrão de vida urbana, combinando luxo, sustentabilidade e tecnologia, promovendo conforto, conveniência e estilo de vida. Talvez este seja o novo ponto de referência da cidade!
Enfim, a Mercedes-Benz prova mais uma vez como a engenharia pode evoluir para muitos campos diferentes, criando máquinas e espaços funcionais e inspiradores, sempre olhando para novos horizontes!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Época Negócios, Dezeen.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.