Engenharia 360

Decolagem histórica do maior avião movido a hidrogênio em fotos

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/01/2023 | Atualizado em 26/01/2023 2 min

Decolagem histórica do maior avião movido a hidrogênio em fotos

por Redação 360 | 24/01/2023 | Atualizado em 26/01/2023
Engenharia 360

As imagens apresentadas a seguir são do avião Dornier 228, turbo hélice, com capacidade para dezenove passageiros. A princípio, ele é movido a querosene de aviação. Porém, seu sistema foi modificado pela empresa ZeroAvia, recebendo um motor elétrico movido a hidrogênio. Pois, recentemente, foi realizado um teste com ele, decolando pela primeira vez com este novo combustível, partindo do Aeroporto de Cotswold no Reino Unido.

O voo durou por volta de 10 minutos. Não foram registrados problemas por parte da equipe de tripulação ou da torre de comando. Sendo assim, este feito foi considerado histórico, abrindo uma nova era na aviação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dados gerais do “novo” avião Dornier 228

A nova versão do Dornier 228 é equipada com o motor direito original, do Honeywell TPE-331. Já o motor esquerdo é o desenvolvido pela ZeroAvia. O modelo produzido oferece 2 megawatts, mas a intenção é aprimorar a tecnologia para que se chegue a 5 MW gerados, visando aumentar a capacidade dos aviões para até 90 passageiros.

avião movido a hidrogênio
Imagem reproduzida de TudoCelular
avião movido a hidrogênio
Imagem reproduzida de ZeroAvia via AIRWAY

A saber, o Dornier 228 é fruto da ZeroAvia. Mas ele não foi o único avião do projeto. Seu primeiro turboélice monomotor Piper Malibu levava 6 pessoas e realizou um total de 30 voos com um motor a hidrogênio que produz 250 quilowatts de potência.

avião movido a hidrogênio
Imagem reproduzida de ZeroAvia via AIRWAY

Veja Também: Hidrogênio: confira duas novidades anunciadas pela ciência para a utilização deste elemento


Fontes: AEROIN.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo