Destaque

Conheça a primeira base subterrânea para caças capaz de resistir a bombardeios no Irã

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 2 meses atrás | 5 min de leitura

Imagem reproduzida de IRNA via Revista Força Aérea

Compartilhe »

Em 2023, o Irã celebrou mais de quatro décadas desde a Revolução Islâmica, que transformou o país de uma monarquia pró-Ocidente em uma república islâmica teocrática, ou seja, um "governo divino". E como parte do que o país chama de comemorações, foi apresentada a primeira base subterrânea para caças F-4 Phantom II do mundo, capaz de resistir a bombardeiros norte-americanos. Ironicamente, estes caças teriam sido adquiridos justamente dos EUA antes da revolução, em 1979. Veja mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

A força militar do Irã

Nas últimas décadas, sob novo regime, o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã construiu várias bases subterrâneas, sobretudo incentivado pela China, Taiwan, Suíça e Coreia do Norte. Teerã, a cidade capital do país, já exibiu uma base subterrânea para drones. E em 2023 a novidade foi essa base subterrânea para caças, que parece ser só a primeira de muitas semelhantes em processo de construção. Com tudo isso, o Irã estaria ampliando seu alcance estratégico de ataques contra alvos remotos.

"Qualquer ataque ao Irã de nossos inimigos, incluindo Israel, receberá uma resposta de nossas muitas bases da força aérea, incluindo a Eagle 44." - chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri.

engenharia base subterrânea Irã
Imagem reproduzida de IRNA via Revista Força Aérea
engenharia base subterrânea Irã
Imagem reproduzida de IRNA via Revista Força Aérea
engenharia base subterrânea Irã
Imagem reproduzida de IRNA via Revista Força Aérea
engenharia base subterrânea Irã
Imagem reproduzida de IRNA via Revista Força Aérea
engenharia base subterrânea Irã
Imagem reproduzida de IRNA via Revista Força Aérea

Conhecendo a base Eagle 44

Essa nova base do Irã foi batizada de Eagle 44, ficando aos cuidados da Força Aérea Iraniana (IRIAF). Claro que existem outras bases aéreas táticas subterrâneas no país.

A diferença é que esta poderia receber e operar aeronaves de combate de grande porte - aliás, abrigar as aeronaves contra-ataques. Ela consistiria em várias seções, como área de alerta, posto de comando, hangares, centro de reparo e manutenção, equipamentos de navegação e tanques de combustível. Além disso, forneceria aos aviões sistemas de guerra eletrônica e várias bombas poderosas e mísseis de cruzeiro. Assista ao vídeo da Eagle 44 em ação:

Equipamentos da Força Aérea Iraniana

O Irã construiu a Eagle 44 sob área montanhosa. Assim, ela fica resguardada de operações aéreas de surpresa dos inimigos. No entanto, vale lembrar que certas bombas, como a GBU-57/A, podem penetrar mais de 60 metros de concreto forçado antes de detonar; esta arma é usada exclusivamente pelo bombardeiro stealth B-2 Spirit. Para provar o poderio da força do seu exército, durante a visita de autoridades, clássicos F-4D e F-4E foram ligados e fizeram taxiamento da base para a pista na superfície.

Quando o Twitter estiver liberado no Brasil, vale a pena conferir esses dois links: https://twitter.com/BeAawaree/status/1623479994935549953?s=20; https://twitter.com/FarsNews_Agency/status/1622919708121989125?s=20.

A saber, Força Aérea do Irã ainda está equipada principalmente com caças russos Mig e Sukhoï, da era soviética, e alguns jatos chineses. Ademais, na década de 1980, durante a guerra contra o Iraque (1980-1988), o Irã começou a desenvolver drones . E o país ainda vem produzindo caças Azarakhsh, uma versão do F5.

Veja Também:


Fontes: R7, AEROFLAP.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO