Engenharia 360

Conheça os 4 aviões estrelas dos filmes 'Top Gun'

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/05/2022 | Atualizado em 02/06/2022 3 min

Conheça os 4 aviões estrelas dos filmes 'Top Gun'

por Redação 360 | 30/05/2022 | Atualizado em 02/06/2022
Engenharia 360

Para quem viveu os anos oitenta, a estreia do novo capítulo da história de Top Gun, com ‘Top Gun: Maverick’ era algo bastante aguardado. Claro que o trabalho de atuação de Tom Cruise contribui para que ambos os filmes sejam um sucesso.

Contudo, queremos comentar hoje sobre uma protagonista muito especial dessas produções, a Engenharia. Sim, pois não podemos nos esquecer de que essas narrativas acontecem em torno de personagens que desejam ser grandes pilotos de aeronaves. Mas a pergunta que fica é “Quais aviões teriam sido utilizados nessas versões?”; lembrando que, em 1986, o grande destaque foi o caça F-14, hoje praticamente peça de museu. Então, respondendo, confira a lista a seguir!

Top Gun - aviões
Imagem reproduzida de AdoroCinema

1. F/A-18E Super Hornet

Essa aeronave, cujo projeto surgiu nos anos 60, é a substituta da F-14 Tomcat. Seu primeiro voo foi em 1978, sofrendo melhorias desde então. Entrou em serviço em 1999, tornando- se o avião padrão da Marinha dos Estados Unidos. A saber, sua versão de dois lugares vem com múltiplas funções, como treinamento, interdição aérea, guerra eletrônica, entre outros.

Top Gun - aviões
Imagem reproduzida de Poder Aéreo

2. P-51 Mustang

A primeira vez que uma aeronave dessa linha voou foi em 1940. Criado pela North American Aviation, esse caça de longo alcance já serviu para escoltar bombardeiros aliados que voavam sobre o espaço aéreo alemão na Segunda Guerra Mundial.

Top Gun - aviões
Imagem reproduzida de Wikimedia Commons

3. Su-57

Esse poderoso avião caça de quinta geração foi desenvolvido pela Sukhoi como resposta russa ao F-22 Raptor nos anos 2000. Seu primeiro voo aconteceu em 2010, e usado pela força aérea russa em 2020 depois de diversos atrasos no seu desenvolvimento e aprimoramento – sendo que, atualmente, há cinco unidades em serviço e dez em testes. Algo que chama atenção no seu design é o uso de motores Saturn AL-41F1, com elevada assinatura infravermelha, térmica e sonora. Há planos que os mesmos sejam substituídos em breve pelo modelo de motor do futuro Su-75 Checkmate.

Top Gun - aviões
Imagem reproduzida de WARFARE Blog

4. F-14 Tomcat

Vamos voltar ao F-14, substituto dos F-4 Phantom II e um dos caças mais populares de todos os tempos. Ele foi o maior destaque do primeiro filme ‘Top Gun: Ases Indomáveis’, com suas asas de geometria variável. Sua criação ocorreu nos anos 60, com as mais avançadas tecnologias da época e tradução de aprendizados adquiridos pela Engenharia com a Guerra do Vietnã. Foi o primeiro avião da chamada Teen Série, a série de caças que incluía o F-15, F-16 e F/A-18. E, infelizmente, altamente exportado para a Força Aérea da República Islâmica do Irã, acabou se tornando uma força hostil contra os interesses dos Estados Unidos e seus aliados. Ainda hoje, o Irã mantém alguns F-14 em condições de voo. Mas seu último voo para os Estados Unidos realmente aconteceu há 16 anos.

Top Gun - aviões
Imagem reproduzida de Poder Aéreo

Veja Também: Aviões poderão atingir até 5 vezes a velocidade do som para transporte de passageiros


Fontes: UOL.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo