No primeiro trimestre de 2023, tivemos o fechamento do Imposto de Renda 2022 para pessoas físicas e jurídicas, o segundo aumento do salário mínimo - que deve chegou ao patamar de R $1.320 em maio (R $1.550 em São Paulo) -, e novas rodadas de fechamentos de negócios com o mercado interno e externo. Isso prometia a abertura de uma grande perspectiva para o mercado de trabalho, beneficiando também os engenheiros.
Agora, bem antes de 2023, muita coisa já vinha acontecendo, provocando transformações gritantes no cenário nacional e internacional, como as crises econômicas, sociais e ambientais, seguido de uma mudança no comportamento das pessoas. Por exemplo, atualmente, tem muito mais engenheiros buscando por melhores oportunidades para atuar em um modelo de trabalho híbrido. E quais outras tendências será que nós podemos esperar para este ano? Veja a seguir!
Destaques do mercado de trabalho
Conhecer previamente as tendências do mercado de trabalho pode lhe ajudar a se preparar melhor para entrevistas de emprego ou outras propostas de trabalho. Ou, se você é empregador, a entender como reformular e implementar projetos, atraindo e retendo talentos para o seu negócio.
Uma coisa é certa, o mercado de trabalho estará em ritmo mais acelerado nos próximos anos! Muitos setores da Engenharia estarão bastante aquecidos - especialmente aquelas envolvidas com as novas tecnologias. Ao ter este conhecimento disso, o empreendedor poderá tratar o planejamento do seu negócio de forma mais assertiva, tomando melhores decisões também pensando na sua equipe de trabalho. Veja, a seguir, o que esperar do futuro da Engenharia!
Startups
As startups de engenharia têm uma importância fundamental no mercado de trabalho brasileiro, já que são responsáveis por trazer inovação e soluções tecnológicas disruptivas. Além disso, elas são um motor para a economia, gerando empregos e desenvolvendo novos produtos e serviços que podem melhorar a vida das pessoas.
As startups apresentarão ainda mais flexibilidade, permitindo que se adaptem rapidamente às mudanças do mercado de trabalho, criem MVPs (Minimum Viable Products) para testar novas ideias e soluções, realizem análises de dados rápidas para tomar decisões com base em informações precisas e, ao mesmo tempo, mantenham uma cultura de liberdade com responsabilidade, valorizando a transparência, a ética e a responsabilidade social. Com isso, essas empresas poderão continuar a liderar a inovação no Brasil e no mundo, contribuindo para o crescimento econômico e social de todos.
LEIA MAIS
Veja Também: Soft Skills: dicas para traçar uma trajetória profissional de sucesso
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Soft Skills
As soft skills são habilidades comportamentais que, muitas vezes, são tão importantes quanto as habilidades técnicas para ter sucesso na carreira de engenheiro. São exemplos disso: criatividade, capacidade de se reinventar e inteligência emocional. Isso será importantíssimo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo!
Lembre-se: as empresas estão percebendo a importância das soft skills e, por isso, estão cada vez mais requisitando essas habilidades em seus profissionais. Para ter sucesso na carreira de engenheiro, portanto, é importante não apenas se aprimorar nas habilidades técnicas, mas também desenvolver as soft skills!
Hierarquia
A ordem é o chatamento da estrutura organizacional ou redução da escala hierárquica. Isso significa pessoas da geração Millennials e da Geração Z assumindo mais funções de liderança.
Resumindo, o que se espera é que as organizações criem um ambiente de trabalho em que os funcionários possam se comunicar livremente em todos os níveis da empresa, sem a imposição de uma estrutura hierárquica rígida. Ou seja, os funcionários teriam a liberdade de expressar suas ideias e opiniões, independentemente do seu nível hierárquico dentro da empresa. Dessa forma, a comunicação ficaria mais fluida e colaborativa, com as equipes trabalhando juntas, de forma mais eficiente e eficaz, promovendo a inovação e o desenvolvimento de soluções criativas para os problemas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Regime
O esquema de trabalho híbrido nas empresas de engenharia tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos. Esse modelo permite que os funcionários trabalhem tanto em casa quanto no escritório, oferecendo mais flexibilidade no local de trabalho.
Com o trabalho híbrido, os funcionários podem equilibrar melhor a vida profissional e pessoal, economizar tempo e dinheiro com deslocamento, e ter a liberdade de trabalhar em um ambiente que seja mais produtivo e confortável para eles. Além disso, essa abordagem permite que as empresas economizem custos com aluguéis de escritórios, já que é possível ter uma equipe trabalhando remotamente.
Vale dizer que a flexibilidade no local de trabalho nunca foi tão valorizada como agora, e o trabalho híbrido pode ser uma excelente maneira de atender às necessidades tanto dos funcionários quanto das empresas. No entanto, ao mesmo tempo, é importante que as empresas estabeleçam diretrizes claras e comuniquem as expectativas para os funcionários, a fim de garantir que o trabalho seja realizado de forma eficaz e eficiente.
Salário
O cumprimento do piso salarial nas engenharias é fundamental para garantir a valorização e a justiça salarial dos profissionais do setor. Com o aumento do salário mínimo brasileiro em 2023, é ainda mais importante que as empresas se atentem ao cumprimento das leis trabalhistas e garantam que seus funcionários recebam salários justos e condizentes com suas funções e competências.
A ideia de transparência salarial tem ganhado cada vez mais força, principalmente após a pandemia, que evidenciou ainda mais as desigualdades salariais e a falta de transparência em muitas empresas. Divulgar o salário para candidatos a uma vaga de empresa é uma tendência no mercado de trabalho atual. E ela pode ser uma boa prática, pois ajuda a promover a igualdade salarial e a evitar possíveis discriminações. Dessa forma, as empresas podem atrair e reter talentos mais qualificados, além de demonstrar seu compromisso com a ética e a justiça.
Veja Também:
Fontes: Starse.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.