Engenharia 360

Prédio sustentável com wood frame é construído em 8 dias no Paraná

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/12/2016 | Atualizado em 06/01/2023 2 min

Prédio sustentável com wood frame é construído em 8 dias no Paraná

por Redação 360 | 12/12/2016 | Atualizado em 06/01/2023
Engenharia 360

Uma parceria entre uma empresa verde e a construtura CRM foi responsável pela construção de um prédio sustentável em apenas oito dias na cidade de Araucária, no Paraná. Finalizada em agosto, foram 64 horas de trabalho (8 por dia), por uma equipe de cinco pessoas. Cada prédio do complexo possui três andares, com doze apartamentos de 50 m2 cada.

predio-sustentavel-parana-1
Foto: Divulgação

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Informações sobre o prédio em Wood Frame

Em um feito inédito, toda a obra foi projetada a partir de uma técnica internacional conhecida como wood frame. Embora já seja conhecida por muitos especialistas por aqui e tenha popularidade em diversos países, essa é a primeira vez que é empregada nesse conceito.

“Fora do país já existem prédios em wood frame, construídos há muitos anos e mais altos. No exterior, a tecnologia se consolidou como a forma mais moderna que existe para se construir no mundo, com tecnologia de ponta, agilidade e economia. Entendemos que com essa inovação trazemos a solução que precisamos para sair da crise imobiliária e estamos orgulhosos de proporcionar isso ao Brasil”, revela Caio Bonatto, CEO da Tecverde.

Para ele, o prédio sustentável pode servir de exemplo para que muitas pessoas comecem a investir nessa técnica, que chegou no Brasil em 2009 e sempre foi usada em projetos experimentais. Lá fora, o wood frame está presente em 90% das casas canadenses, 75% das casas americanas e 35% das casas alemãs.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

predio-sustentavel-parana
Foto: Divulgação

Como é a técnica de construção sustentável Wood Frame

Trata-se de um conceito que usa a madeira como perfil de sustentação e trazem muitas vantagens a qualquer projeto. Com ele, há a geração de 85% menos resíduos na obra, emissão de 80% menos de CO2, gasto de 90% menos de água, além da redução na mão de obra, rapidez na execução, economia e sustentabilidade, claro.

No projeto do prédio, por exemplo, foram utilizadas árvores de florestas plantadas, com madeira que passa por processo de secagem e garante a durabilidade por mais de 50 anos. Para apresentar os detalhes do projeto aos curiosos, a empresa fez um vídeo bem bacana. Olha só:


Referência: Ciclo Vivo e Gypsum

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo