Terminar a faculdade e conseguir se formar é uma glória para qualquer universitário. Depois dessa sensação incrível, porém, vem a dúvida: fazer uma pós-graduação ou investir em um intercâmbio?
Para quem pretende ser um engenheiro ou qualquer profissional bem-sucedido, é primordial continuar estudando e se renovando sempre. Mais do que nunca, se formar é uma obrigação. O que conta muito é o que vem depois e o que você faz além da faculdade.
Conquistar uma vaga no disputado mercado de trabalho é um desafio que fica ainda mais difícil para quem não se atualiza e não está preparado. Diante disso, qual a melhor escolha: pós-graduação ou intercâmbio?
E agora, Pós-Graduação ou Intercâmbio?
Segundo especialistas, essa decisão parte de algo muito pessoal e que deve considerar vários aspectos. Antes de tudo, é preciso investir em muita pesquisa. Para uma pós-graduação, é essencial uma boa instituição e optar pela área que tenha tudo a ver com você (nunca faça nada por obrigação, tenha prazer em qualquer curso).
Além disso, pense que é pouco burocrático investir na pós. Se você mora em uma grande metrópole, terá várias opções e pouco gastos além da mensalidade. Isso sem falar nas opções de bolsas de estudo, financiamento ou até mesmo parceria com a empresa que você trabalha.
Já o intercâmbio é uma experiência determinante que mudará não só o seu currículo, mas muitos outros aspectos da sua vida. Você vai conhecer muita coisa além do curso: uma cultura diferente, novos negócios, como lidar com as diferenças e a maturidade ao viver em um local totalmente distante da família, com muitos desafios a cada dia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Mas, calma! Profissionais da área revelam que uma coisa não exclui a outra, então não precisa ficar louco achando que está tomando uma decisão errada. Tudo depende do seu momento e sempre há tempo para aprender. Também é mito pensar que uma coisa é mais valorizada do que outra na seleção de emprego. Ambas têm o seu valor, e se a empresa dá mais peso pra um do que outro, é melhor desconfiar do processo.
Para te ajudar nessa decisão, confira as vantagens de cada uma!
Vantagens de fazer pós-graduação
- Pouco burocrática e melhor possibilidade de investimento;
- Ótima para especialização em uma área determinada;
- Pode ser feita em qualquer momento após a formação;
- Independe da idade e situação familiar, não precisa de mudanças drásticas para fazer;
- Ótima para o networking, conhecer pessoas e profissionais da área;
- Maior chance de fazer carreira em uma grande empresa.
Vantagens de fazer intercâmbio
- Vivência no exterior, com cultura, língua e hábitos diferentes;
- Você aprende a lidar com situações adversas e fora do comum;
- Ideal para quem é jovem e quer viver aprendendo, desprendido da situação atual;
- Boa chance de chamar atenção das grandes multinacionais;
- Gerenciamento das economias e ganho indescritível de maturidade.
Agora, é com você! Pense bem e faça a melhor escolha dentro do seu perfil e da sua realidade. Se não se adaptar, tente outra alternativa. O ideal é não desistir e continuar aprendendo sempre! 😉
Veja Também: 3 Certificações necessárias para fazer pós graduação em engenharia fora do Brasil
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!