Existe algo mais importante para um investidor do que ter certeza que um projeto de milhões ou bilhões vai funcionar? E como garantir que o projeto irá atingir o tempo previsto de duração, isto é, nas margens previstas das várias engenharias que fizeram parte do projeto? Esta é a função e objetivo do Engenheiro da qualidade inserido em um projeto.
Engenheiro da qualidade em construtoras
Conforme o artigo 618 da Lei nº10.406/02, a garantia mínima imposta a uma construtora de um projeto é de no mínimo 5 anos. Além disso, os stakeholders (sendo os interessados no retorno dos projetos de capitais privados) esperam o funcionamento de uma planta em torno de 30 anos. Entretanto, isto só irá acontecer se todos os testes previstos nas pequenas etapas de fabricação e construção acontecerem conforme o previsto.
Para exemplificar, imagine o que pode acontecer se determinados parafusos não torqueados adequadamente de uma ponte rolante de uma Aciaria que carrega centenas de toneladas de gusa venha a se desprender e cair ou o possível desastre que irá causar um rompimento de um pilar de uma plataforma de produção de petróleo.
Inúmeros ensaios, testes mecânicos e químicos são realizados no aço que irá compor estes equipamentos e muitos outros antes, durante e após a execução de soldas, torques e pinturas. Até mesmo quando os equipamentos estão estocados, planos de preservação como giros calculados de eixo de motores, aquecimento de resistências e controles de corrosão em função da composição química do material devem ser realizados.
Veja Também: Saiba por que é importante priorizar as suas ações e projetos através da Matriz GUT
Funções do Engenheiro da qualidade
É função do Engenheiro da qualidade planejar de forma sincronizada a execução de testes em acordo com o equipamento e a forma de execução da montagem. Para cada teste é necessária uma qualificação adequada do profissional que irá executar, pois são informações extremamente técnicas. Cabe ao Engenheiro da qualidade repassar de forma clara e objetiva para as várias hierarquias do projeto os resultados contidos nos laudos técnicos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Para se tornar um Engenheiro de qualidade em projetos, são necessários bons conhecimentos técnicos em ensaios destrutivos e não destrutivos, ferramentas de controle da qualidade, gerenciamento de equipe e conhecimento em desenhos técnicos eletromecânicos e civil. Sempre existe este profissional em projetos de grande porte, principalmente em projetos on e off-shore, onde existe um grande volume de ensaios e testes devido à confiabilidade exigida dos equipamentos.
Fontes: Wikipedia.