Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Por que é necessário um engenheiro da qualidade em todo projeto

por Denilson Valadares | 17/01/2017
Copiado!

Existe algo mais importante para um investidor do que ter certeza que um projeto de milhões ou bilhões vai funcionar? E como garantir que o projeto irá atingir o tempo previsto de duração, isto é, dentro das margens previstas das várias engenharias que fizeram parte do projeto? Esta é a função e objetivo do Engenheiro da qualidade inserido em um projeto.

De acordo com o artigo 618 da lei nº10.406/02, a garantia mínima imposta a uma construtora de um projeto é de no mínimo 5 anos. Além disso, os stakeholders (que são os interessados no retorno dos projetos de capitais privados) esperam o funcionamento de uma planta em torno de 30 anos. Entretanto, isto só irá acontecer se todas os testes previstos nas pequenas etapas de fabricação e construção acontecerem conforme o previsto.
Para exemplificar, imagine o que pode acontecer se determinados parafusos não torqueados adequadamente de uma ponte rolante de uma Aciaria que carrega centenas de toneladas de gusa venha a se desprender e cair ou o possível desastre que irá causar um rompimento de um pilar de uma plataforma de produção de petróleo.

Fonte: Pixabay.

Fonte: Pixabay.


Inúmeros ensaios, testes mecânicos e químicos são realizados no aço que irá compor estes equipamentos e muitos outros antes, durante e após a execução de soldas, torques e pinturas. Até mesmo quando os equipamentos estão estocados, planos de preservação como giros calculados de eixo de motores, aquecimento de resistências e controles de corrosão em função da composição química do material devem ser realizados.
É função do Engenheiro da qualidade planejar de forma sincronizada a execução de testes em acordo com o equipamento e a forma de execução da montagem. Para cada teste é necessária uma qualificação adequada do profissional que irá executar pois são informações extremamente técnicas. Cabe ao Engenheiro da qualidade repassar de forma clara e objetiva para as várias hierarquias do projeto os resultados contidos nos laudos técnicos.
Fonte: Pixabay.

Fonte: Pixabay.


Para se tornar um Engenheiro de qualidade em projetos, são necessários bons conhecimentos técnicos em ensaios destrutivos e não destrutivos, ferramentas de controle da qualidade, gestão de equipe e conhecimento em desenhos técnicos eletromecânicos e civil. Sempre existe este profissional em projetos de grande porte, principalmente em projetos on e off-shore, onde existe um grande volume de ensaios e testes devido a confiabilidade exigida dos equipamentos.

Copiado!

Comentários