Engenharia 360

Sensação da CES 2017, robô doméstico concilia inteligência artificial com bom custo-benefício

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 18/01/2017 | Atualizado em 07/11/2023 3 min

Sensação da CES 2017, robô doméstico concilia inteligência artificial com bom custo-benefício

por Lucie Ferreira | 18/01/2017 | Atualizado em 07/11/2023
Engenharia 360

Um dos principais destaques da CES 2017, maior feira de eletrônicos do mundo, realizada no início de janeiro deste ano, em Las Vegas, foram os robôs, especialmente o Kuri, da californiana Mayfield Robotics.

Com tamanho e design minimalista, além da personalidade adorável e das habilidades de conectividade, ele tem 51 cm de altura, pesa um pouco mais de 6 kg, não possui tela de toque complexa e tem corpo em formato de cone. No lugar das pernas e membros superiores, ele é rolante e tem braços fixos. Os olhos são simples, mas são capazes de expressar emoções.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

kuri_01_blog-da-engenharia
Desenvolvido pela Mayfield Robotics, Kuri foi uma das sensações da CES 2017 (Foto: Mayfield Robotics)

Apesar desses atributos, é a inteligência artificial e o preço acessível que fazem a diferença: o nível de inteligência é considerado surpreendente pelo custo de 699 dólares. Por esse valor, o consumidor pode levar para casa um robô que ouve, fala, lê histórias para as crianças, navega pelo ambiente e evita obstáculos (graças ao sistema interno de mapeamento).

Ele escuta os comandos por meio de uma matriz composta de microfones, que permitem o uso de tom de voz normal. Equipado com uma câmera de 1080p, que pode ser utilizada para observar o que Kuri está vendo em tempo real, o modelo possibilita dar uma espiada no ambiente quando o dono não estiver em casa.

Por isso, o robô entende contexto e arredores, reconhece pessoas específicas e responde a perguntas com expressões faciais, movimentos de cabeça e sons exclusivos. O conjunto de rodas permite que se movimente pela casa e é projetado para que ele consiga se mover sobre uma variedade de superfícies.

kuri_02_blog-da-engenharia
O robô vem equipado com uma câmera de 1080p, que permite ao dono espiar o ambiente quando não estiver em casa (Foto: Mayfield Robotics)

Para a lista de desejos

A programação do Kuri é simples e pode ser feita por meio de aplicativos como o IFTTT. O modelo já vem com sistemas iOS e Android instalados, tem wi-fi e pode se conectar a casas inteligentes e ser programado para executar tarefas diversas, bem como usar o Bluetooth para tocar música em seus alto-falantes duplos.

Auto-suficiente, ele mesmo encontra o recarregador e o conecta quando a bateria está fraca. No entanto, o fabricante não especifica por quanto tempo o robô opera até a próxima recarga. 
A boa notícia é que o Kuri já pode ser encomendado neste site. A fabricante pretende entregá-lo no final do ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

kuri_03_blog-da-engenharia
Com programação simples, o modelo já vem com sistemas iOS e Android instalados (Foto: Mayfield Robotics)

Fontes: DesignBoom e Mashable.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo