Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pesquisa Operacional: ciência para resolver problemas reais

por Jéssica Dias | 06/11/2014
Copiado!

À época da Segunda Guerra Mundial, militares precisavam encontrar formas de utilizar seus recursos – na maioria das vezes escassos – da melhor forma possível. A partir dessa necessidade, começaram a formar times para estudar estratégias que utilizassem técnicas quantitativas. A iniciativa foi bem sucedida e, após a guerra, várias aplicações e métodos não militares começaram a surgir e assim nasceu a Pesquisa Operacional, que se tornou imprescindível nas indústrias.
estrategia-blog-da-engenhariaA Pesquisa Operacional, ou PO para os mais íntimos, é o uso de técnicas analíticas avançadas para melhorar a tomada de decisão. Segundo a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional), é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Mas por que, exatamente, é importante aplicar as técnicas de PO? Fazer o melhor uso dos recursos disponíveis tornou-se imprescindível, pois consumidores esperam produtos e serviços de alta qualidade onde e quando eles precisarem. Para que isso seja possível, as organizações precisam ser eficazes e eficientes ao máximo, o que exige planejamento e análise – é aí que entra a Pesquisa Operacional, pois ela permite, entre outras coisas, modelagem de processos, análise de opções e análise de negócios.

Alguns dos métodos/técnicas utilizados são:

  • Simulação: permite tentar novas abordagens e testar ideias para melhorias;
  • Otimização: quando existem muitas soluções possíveis, reduz-se a apenas as melhores soluções para posterior análise;
  • Probabilidade e Estatística: medição de riscos, análise de dados, teste de conclusões, etc.
  • Estruturação de Problemas: útil para decisões complexas, sobretudo quando existem múltiplos interesses.

xis-blog-da engengahria
No vídeo abaixo você pode conferir uma breve introdução sobre PO com dois exemplos práticos de sua aplicação:
[youtube //www.youtube.com/watch?v=rwUwd1VXgNM&w=560&h=315]
Além destes exemplos, muitas outras áreas são beneficiadas pelos métodos de PO, como Marketing, Planejamento e Controle, Programação da Produção, Planejamento de Facilidades, entre outros. Portanto, está mais que comprovada a importância de se conhecer a Pesquisa Operacional e se beneficiar de seus métodos no exercício da Engenharia.

E você, já conhecia a Pesquisa Operacional? Tem alguma experiência ou comentário que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!

Referências: sobrapo.org.br, lancaster.ac.uk, lehigh.edu

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários