Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Pesquisa Operacional: ciência para resolver problemas reais

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 06/11/2014 2 min

Pesquisa Operacional: ciência para resolver problemas reais

por Jéssica Dias | 06/11/2014
Copiado!

À época da Segunda Guerra Mundial, militares precisavam encontrar formas de utilizar seus recursos – na maioria das vezes escassos – da melhor forma possível. A partir dessa necessidade, começaram a formar times para estudar estratégias que utilizassem técnicas quantitativas. A iniciativa foi bem sucedida e, após a guerra, várias aplicações e métodos não militares começaram a surgir e assim nasceu a Pesquisa Operacional, que se tornou imprescindível nas indústrias.
estrategia-blog-da-engenhariaA Pesquisa Operacional, ou PO para os mais íntimos, é o uso de técnicas analíticas avançadas para melhorar a tomada de decisão. Segundo a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional), é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Mas por que, exatamente, é importante aplicar as técnicas de PO? Fazer o melhor uso dos recursos disponíveis tornou-se imprescindível, pois consumidores esperam produtos e serviços de alta qualidade onde e quando eles precisarem. Para que isso seja possível, as organizações precisam ser eficazes e eficientes ao máximo, o que exige planejamento e análise – é aí que entra a Pesquisa Operacional, pois ela permite, entre outras coisas, modelagem de processos, análise de opções e análise de negócios.

Alguns dos métodos/técnicas utilizados são:

  • Simulação: permite tentar novas abordagens e testar ideias para melhorias;
  • Otimização: quando existem muitas soluções possíveis, reduz-se a apenas as melhores soluções para posterior análise;
  • Probabilidade e Estatística: medição de riscos, análise de dados, teste de conclusões, etc.
  • Estruturação de Problemas: útil para decisões complexas, sobretudo quando existem múltiplos interesses.

xis-blog-da engengahria
No vídeo abaixo você pode conferir uma breve introdução sobre PO com dois exemplos práticos de sua aplicação:
[youtube //www.youtube.com/watch?v=rwUwd1VXgNM&w=560&h=315]
Além destes exemplos, muitas outras áreas são beneficiadas pelos métodos de PO, como Marketing, Planejamento e Controle, Programação da Produção, Planejamento de Facilidades, entre outros. Portanto, está mais que comprovada a importância de se conhecer a Pesquisa Operacional e se beneficiar de seus métodos no exercício da Engenharia.

E você, já conhecia a Pesquisa Operacional? Tem alguma experiência ou comentário que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!

Referências: sobrapo.org.br, lancaster.ac.uk, lehigh.edu

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Formada em Engenharia de Produção, apaixonada por melhoria de processos e tecnologia. Adoro ler e compartilhar aprendizados.

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários