Engenharia 360

Gestão da Qualidade Total: Saiba como melhorar a qualidade e produtividade da sua empresa

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 19/01/2024 | Atualizado em 19/01/2024 2 min
Imagem de Freepik

Gestão da Qualidade Total: Saiba como melhorar a qualidade e produtividade da sua empresa

por Jéssica Dias | 19/01/2024 | Atualizado em 19/01/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

A Gestão da Qualidade Total, também conhecida como Total Quality Management (TQM), é uma metodologia de gestão que visa melhorar a qualidade e produtividade de uma empresa, focando na satisfação do cliente.

A GQT é uma abordagem holística que envolve todos os aspectos da empresa, necessita que todos os membros sejam ativos, desde o planejamento estratégico até a execução. O objetivo é a melhoria contínua vom base em estratégias, dados e boa comunicação para fazer com que a qualidade faça parte da cultura e atividades da organização. Alguns dos seus elementos fundamentais nós listados a seguir, neste texto do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Gestão da Qualidade Total e seus fundamentos
Imagem de pressfoto em Freepik

Veja Também:

Você pode falhar na sua carreira, a não ser que…

Qual a importância da gestão ambiental em Projetos de Engenharia?

Os principais elementos da Gestão da Qualidade Total

1. Foco no consumidor

O consumidor é quem pode julgar o nível de qualidade de um produto ou serviço. Independente das ferramentas que a empresa utilize – como treinamentos, aquisição de softwares, entre outros, o consumidor é quem dirá se todos os esforços estão valendo a pena ou não.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

2. Envolvimento dos trabalhadores

Os trabalhadores são peça chave para atingir as metas da Gestão da Qualidade Total. E para que eles possam dedicar-se a isso, é importante que a organização forneça um ambiente propício para tal, tanto fisicamente quanto nos aspectos intangíveis.

3. Centralizado em processos

Na GQT, é fundamental pensar nos processos: é preciso defini-los, medir seu desempenho e monitorá-lo a fim de resolver qualquer problema inesperado.

Gestão da Qualidade Total e seus fundamentos
Imagem de rawpixel.com em Freepik

4. Melhoria contínua

A melhoria contínua leva a organização a ser tanto analítica quanto criativa para encontrar novas formas de melhorar sua competitividade e satisfazer as expectativas dos investidores.

5. Abordagem estratégica e sistemática

Essa abordagem é um meio de alcançar as metas, a visão e a missão da organização; também conhecida como planejamento estratégico ou gerenciamento estratégico, inclui a formulação de um plano estratégico que inclua a qualidade como componente importante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: asq.org , inc.com.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo