Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Gestão da Qualidade Total e seus fundamentos

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 06/02/2015 2 min

Gestão da Qualidade Total e seus fundamentos

por Jéssica Dias | 06/02/2015
Copiado!

A Gestão da Qualidade Total, também conhecida como TQM (Total Quality Management), é um conjunto de métodos utilizados para melhorar, a longo prazo, a qualidade e produtividade dentro de uma organização, com o objetivo de satisfazer o consumidor.

Fonte: Pixabay.


O TQM necessita que todos os membros sejam ativos na busca pela melhoria contínua e se utiliza de estratégias, dados e boa comunicação para fazer com que a qualidade faça parte da cultura e atividades da organização. Alguns dos seus elementos fundamentais são:

  1. Foco no consumidor: o consumidor é quem pode julgar o nível de qualidade de um produto ou serviço. Independente das ferramentas que a empresa utilize – como treinamentos, aquisição de softwares, entre outros, o consumidor é quem dirá se todos os esforços estão valendo a pena ou não.

  2. Envolvimento dos trabalhadores: os trabalhadores são peça chave para atingir as metas do TQM e para que eles possam dedicar-se a isso é importante que a organização forneça um ambiente propício para tal, tanto fisicamente quanto nos aspectos intangíveis.

  3. Centralizado em processos: no TQM é fundamental pensar nos processos: é preciso defini-los, medir seu desempenho e monitorá-lo a fim de resolver qualquer problema inesperado.

    Fonte: Pixabay.


     


    Leia também: Você pode falhar na sua carreira, a não ser que…


  4. Melhoria contínua: a melhoria contínua leva a organização a ser tanto analítica quanto criativa para encontrar novas formas de melhorar sua competitividade e satisfazer as expectativas dos investidores.

  5. Abordagem estratégica e sistemática: essa abordagem é um meio de alcançar as metas, a visão e a missão da organização; também conhecida como planejamento estratégico ou gerenciamento estratégico, inclui a formulação de um plano estratégico que inclua a qualidade como componente importante.

 
Referências: asq.org , inc.com

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Formada em Engenharia de Produção, apaixonada por melhoria de processos e tecnologia. Adoro ler e compartilhar aprendizados.

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários