Engenharia 360

Emaranhado de fios em postes pode estar com os dias contatos

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/11/2022 | Atualizado em 24/11/2022 3 min

Emaranhado de fios em postes pode estar com os dias contatos

por Redação 360 | 16/11/2022 | Atualizado em 24/11/2022
Engenharia 360

A maioria das cidades brasileiras está com a sua paisagem severamente comprometida por conta dos fios em postes. São cabos de telefone, internet e TV à cabo, enrolados e emaranhados de tal forma que até podem colocar em risco a segurança das redes, das pessoas e da natureza ao redor, sem contar que poluem a visão que temos para as arquiteturas. Horrível! Ninguém aguenta mais tamanha feitura destas instalações! E precisamos enfrentar este desafio, já!

fios em postes
Imagem reproduzida de Gazeta Brasil

Veja Também: Como a energia elétrica dos postes de rua chega às tomadas da sua casa?

Pesquisa da Anatel sobre fios em postes

Nesta semana, até o dia 18 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, está realizando uma pesquisa sobre compartilhamento de postes, pensando em identificar o seguinte:

  • Quais as razões que levaram a essa situação?
  • Como vem acontecendo o funcionamento do compartilhamento de infraestrutura fixa de energia elétrica para ser usado por redes de telecomunicações?
  • O que acontece quando há o uso de pequenas prestadoras de internet, que precisam do espaço para gerar energia para os seus serviços?
  • E como tudo isso vem afetando os brasileiros?

Para saber mais sobre a pesquisa é só acessar a página da Ouvidoria do Portal da Anatel e buscar pela Pesquisa Postes 2022.

fios em postes
Imagem reproduzida de Jovem Pan

Como a Anatel usará o resultado da pesquisa?

Quando a agência tiver finalizado a pesquisa, a ideia é fazer uma análise dos dados coletados para entrar com uma ação governamental para mudar a situação. Lembrando que, em muitas cidades, ainda não existe uma cobrança do uso dos postes para instalação de equipamentos por parte das distribuidoras de energia elétrica, algo que é questionado pelos provedores de internet. Inclusive, as empresas pequenas que vendem internet banda larga fixa preveem que, nesse caso, o trabalho ficará inviável por causa da alta do custo do serviço. 

Acontece que as ruas das cidades brasileiras estão cheias de fios em postes cada vez mais sobrecarregados. E a Anatel quer discutir e criar melhores formas de organização e regulação. A exemplo da Enel Ceará, que propôs a criação de uma tabela de escalonamento de uso de dispositivos nos postes, onde, conforme os pontos aumentarem, o valor de cobrança tende a diminuir.

fios em postes
Imagem reproduzida de Folha – UOL
fios em postes
Imagem reproduzida de Gazeta do Tatuapé

Claro que isso tem que ser muito bem discutido, porque deve afetar demais a população, as empresas de telecomunicações, as companhias de energia, e além. Mas é bom que exista este compromisso por parte da Anatel. Inclusive porque estamos num momento chave, rumo ao crescimento da internet através de fibra óptica e outros serviços de comunicações. Aguardaremos as próximas decisões!


Fontes: Minha Operadora.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo