Engenharia 360

Pavimentos permeáveis: entenda como a tecnologia pode ajudar a evitar as inundações urbanas

Engenharia 360
por Luana Espindola Ribeiro Aguiar
| 21/04/2020 | Atualizado em 15/12/2022 3 min

Pavimentos permeáveis: entenda como a tecnologia pode ajudar a evitar as inundações urbanas

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 21/04/2020 | Atualizado em 15/12/2022
Engenharia 360

Pavimentos permeáveis prometem diminuir significativamente as inundações urbanas

Pavimentos permeáveis e sustentáveis que colaboram para a diminuição das inundações urbanas têm sido cada vez mais utilizados em diversos lugares do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bom, se nunca ouviu falar nos pavimentos permeáveis ao menos já deve ter esbarrado com um deles por aí em alguma calçada, no mínimo. Esse tipo de pavimento, ou os chamados pavimentos sustentáveis surgiram na década de 80, na França, com o objetivo de aumentar a permeabilidade das estradas francesas. Na época não houve grande empregabilidade dessa técnica, devido à falta de estudos de viabilidade. Quase 20 anos depois, países como Estados Unidos e Japão demostraram interesse na área e começaram a pesquisar e utilizar esse tipo de pavimento.

Pavimento Permeável asfáltico
Modelo de Pavimento Permeável (Inova Civil)

O que são pavimentos permeáveis?

Como o próprio nome já diz é um tipo de pavimento, podendo ser ruas, rodovias, estacionamentos, calçadas, qualquer tipo de via que permita que parte da água que o atinja penetre em sua estrutura indo em direção a sua camada mais profunda. Sua estrutura é formada por granulometria mais aberta, sendo utilizadas agregados com diâmetros maiores do que os utilizados em pavimentos convencionais e que permitem que, tanto a camada de revestimento quanto as demais, se tornem mais porosas.

Vantagens e desvantagens desse tipo de pavimento

Vantagens

A grande vantagem de utilização desse tipo de pavimento é que ele colabora significativamente com diminuição da ocorrência inundações urbanas por impedir que grande quantidade de água se acumule em sua superfície, já que ele possibilita sua infiltração. Além disso, tal estrutura alivia a quantidade de água que os sistemas de drenagem recebem transferindo grande parte desse volume para à absorção direta pelo solo.

Mas por que ele não é tão aplicado ou por que já não fizemos a troca do pavimento convencional impermeável por ele?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desvantagens

As pesquisas relacionadas a esse tipo de pavimento ainda são escassas, principalmente aqui no Brasil. Uma das primeiras pesquisas brasileiras sobre o assunto surgiu em 2011 por uma universidade no estado de São Paulo, mas hoje já existem outras pesquisas em desenvolvimento sobre a aplicação dos pavimentos permeáveis no Brasil, principalmente em cidades que sofrem com as inundações urbanas, como o Rio de Janeiro. Atualmente, mais países como Bélgica, Alemanha e Finlândia também desenvolveram pesquisas na área.

Mas grande questão para a pouca utilização dos pavimentos sustentáveis está ligada sua a baixa capacidade mecânica. Explicando melhor, devido aos pavimentos permeáveis possuírem capacidade hidráulica, a capacidade de carga e durabilidade desses pavimentos são atingidas de forma negativa. Dessa forma, as pesquisas já realizadas ainda não atingiram valores satisfatórios para sua empregabilidade em vias de tráfego intenso, apenas de leve a moderado, como: pequenas vias, calçadas e estacionamentos.

Em 2015, uma pesquisa na Inglaterra chegou a valores de 100% de absorção da água para pavimentos permeáveis rígidos, porém ainda sem resultados de resistência satisfatórios para sua empregabilidade em vias de tráfego pesado.

Tipos de pavimentos e quais suas principais aplicações

Os pavimentos permeáveis ou pavimentos sustentáveis com maior empregabilidade são:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tipos de Pavimentos permeáveis
Exemplos de pavimentos permeáveis mais utilizados (Google Imagens, Autora)

Concreto permeável

Tipo de concreto indicado para pavimentos de empreendimentos diversos. Permite a passagem de água por sua estrutura através de um sistema de poros interconectados. A quantidade de líquido absorvido pelas peças é grande. Contudo, ele fica retido e é, posteriormente, destinado aos cursos hídricos em um fluxo menor, evitando as enchentes e diminuindo os alagamentos.

Asfalto poroso

Tipo de asfalto que pode ser usado em obras de vias. Com composição parecida com a do convencional, contém agregados maiores. E, por conta desses espaços vazios em sua estrutura, é permeável, ou seja, permitindo que a água o atravesse.

Blocos intertravados

Por fim, blocos de concreto pré-fabricados, muito indicados para calçadas, passagens de carros e recuos de jardins. Eles foram pensados para serem assentados sobre camadas de areia, embora possam também ser assentados sobre argamassa. A questão é que são travados entre si por contenção lateral e por atrito. E entre as peças, é colocado material vegetal ou um material de rejunte especial, que permite a utilização imediata do pavimento.

Esperamos que o mais breve possível esses pavimentos possam ser empregados em grandes rodovias e contribuam ainda mais pra diminuição das inundações urbanas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil ,pesquisadora,sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Discente de MBA em Gestão e Engenharia de Custos e no MBA em Gerenciamento de Obras e Empreendimentos.Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho. Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram onde mostro um pouco do meu trabalho.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo