A brita, um material versátil e fundamental para a construção civil, está presente em diversos elementos do nosso dia a dia, desde o concreto que sustenta edifícios até a decoração de jardins e ambientes internos. Com diferentes granulometrias e aplicações, a brita garante resistência, durabilidade e beleza em obras de infraestrutura, pavimentação e até mesmo na ornamentação de paisagens.
Neste artigo do Engenharia 360, exploraremos em detalhes o universo da brita, desde sua origem e tipos até suas diversas aplicações e benefícios.
A obtenção da brita na natureza
Antes de tudo, vale dizer que a brita pode ser obtida de vários tipos de rochas duras, de grandes blocos de maciços rochosos. Além do mais, o material comercializado no mercado é resultado de um processo de fragmentação do material extraído da natureza com auxílio de explosivos.
Basicamente, um maciço rochoso é explodido e o material é então triturado, processo conhecido como britagem, e depois peneirado para separação em categorias granulométricas.
Veja Também:
Como concretar pilares sem fôrma de madeira?
LEIA MAIS
Os principais tipos de brita no mercado
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da norma NBR 7211, estabelece uma diferenciação entre os tipos de brita pela sua caracterização física (tamanho).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
São os principais tipos de brita existentes mercado:
- Brita 0: 4,8 a 9,5 mm,
- Brita 1: 9,5 a 19 mm,
- Brita 2: 19 a 25 mm,
- Brita 3: 25 a 38 mm,
- Brita 4: 38 a 76 mm, e
- Pedra-de-mão: > 76 mm.
Veja Também:
Pilares de Concreto: Tipos, Dimensionamento, Desafios
As possíveis aplicações da brita na construção civil
Na construção civil, a brita tem diversas aplicações, todas intimamente ligadas à produção de concreto e massas asfálticas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Brita 0 e 1
As britas de granulometria menor são prioritariamente aplicadas em obras civis, na confecção de concreto e concreto armado. Nas lajes, pilares e vigas das construções, geralmente os traços empregados contêm brita 0 e/ou brita 1, a depender das necessidades específicas de cada obra.
Artefatos de concreto também são feitos utilizando britas de granulometria menor. Pisos industriais, como granilite, também são um exemplo de utilização de brita 0.
Brita 2 e 3
Já para as britas de granulometria maior, a utilização passa a ser em obras mais robustas, como obras de infraestrutura. Em drenagem, por exemplo, utiliza-se muitas vezes brita 2. Nos subleitos de pistas de tráfego pesado e lastro de ferrovias, utiliza-se brita 3.
Brita 4
Para gabiões e reforço em subleito, aplica-se a brita 4. Em aterro, base e sub-base de pavimentos, utiliza-se a pedra-de-mão.
E ainda, utiliza-se a brita para ambientes decorativos, especialmente em áreas verdes internas e, externamente, em jardins.
Como vimos, a brita está intimamente ligada à construção civil. Em todos os cenários de construção, sempre haverá espaço para sua aplicação. Isto, pois, é um material de uso histórico e ligado fortemente com o setor.
Além de ser um material que proporciona bom desempenho, seja aplicado de maneira bruta, ou através da mistura com outros materiais.
Veja Também:
Fontes: Itambé, Votorantim, DNPM/SP.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Matheus Alves Martins
Engenheiro civil; formado pelo Centro Universitário da Grande Dourados; possui especialização em Gestão de Projetos; e é mestre em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; é entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção; fã de tecnologias e eterno estudante de Engenharia.