Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

A importância da brita na construção civil

Engenharia 360
por Matheus Martins
| 03/03/2020 3 min

A importância da brita na construção civil

por Matheus Martins | 03/03/2020
Copiado!

A brita é um material famoso e muito popular, especialmente pela sua utilização na construção civil. Sua aplicação vai desde concreto e pavimentação, até a decoração de ambientes.

Obtenção do material

O material é obtido de vários tipos de rochas duras, de grandes blocos de maciços rochosos. A brita comercializada é resultado de um processo de fragmentação do material extraído da natureza com auxílio de explosivos.

Basicamente, um maciço rochoso é explodido, e o material é então triturado, processo conhecido como britagem, e depois peneirado para separação em categorias granulométricas.

Área com solo rochoso escavado por máquinas.
Maciço rochoso em área de extração de material. Imagem: institutominere.com.br

Tipos de brita

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da norma NBR 7211, estabelece uma diferenciação entre os tipos de brita pelo sua caracterização física (tamanho):

  • Brita 0: 4,8 a 9,5 mm
  • Brita 1: 9,5 a 19 mm
  • Brita 2: 19 a 25 mm
  • Brita 3: 25 a 38 mm
  • Brita 4: 38 a 76 mm
  • Pedra-de-mão: > 76 mm
Fileira de tipos de brita de acordo com seu tamanho granulométrico.
Categorias de brita separadas por sua granulometria. Imagem: static.wixstatic.com

Aplicações da brita

A brita tem diversas aplicações, mas tangenciando a construção civil, sua aplicação é intimamente ligada à produção de concreto e massas asfálticas.

As britas de granulometria menor, são prioritariamente aplicadas em obras civis, na confecção de concreto e concreto armado. Nas lajes, pilares e vigas das construções, geralmente os traços empregados contém brita 0 e/ou brita 1, a depender das necessidades específicas de cada obra.

Calha de lançamento de concreto em obra.
Concretagem em obra. Imagem: atex.com.br

Artefatos de concreto também são feitos utilizando britas de granulometria menor. Pisos industriais, como granilite, também é um exemplo de utilização de brita 0.

Piso granilite feito com brita 0.
Piso do tipo granilite. Imagem: i.pinimg.com

Já para as britas de granulometria maior, a utilização passa a ser em obras mais robustas, como obras de infraestrutura. Em drenagem, por exemplo, utiliza-se muitas vezes brita 2. Nos subleitos de pistas de tráfego pesado e lastro de ferrovias, utiliza-se brita 3.

Obra de pavimentação com máquinas e base com brita.
Obra de pavimentação com base em brita. Imagem: aen.pr.gov.br

Para gabiões e reforço em subleito, aplica-se a brita 4. Em aterro, base e sub-base de pavimentos, utiliza-se a pedra-de-mão.

E ainda, utiliza-se a brita para ambientes decorativos, especialmente em áreas verdes internas e, externamente, em jardins.

Jardim com brita em parte da pavimentação.
Área externa de residência com pavimentação em brita. Imagem: i.pinimg.com

Como vimos, a brita está ligada intimamente à construção civil. Em todos os cenários de construção, sempre haverá espaço para sua aplicação. Isto, pois, é um material de uso histórico e ligado fortemente com o setor.

Além de ser um material que proporciona bom desempenho seja aplicado de maneira bruta, ou através da mistura com outros materiais.

Fontes: Itambé, Votorantim, DNPM/SP.

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários