Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Paulo Mendes da Rocha é homenageado durante Congresso da União Internacional dos Arquitetos

por Redação 360 | 21/05/2021

O já famoso e premiado arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, de 92 anos, recebe homenagem no Congresso Mundial de Arquitetos de 2021! Saiba+!

Na primeira semana de maio, a UIA – União Internacional de Arquitetos -, concedeu nova honraria ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A homenagem será feita em julho, durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, devido ao exemplo de “uma vida inteira dedicada a enfatizar a arquitetura como um ato público”.

Aos 92 anos, o capixaba que pertenceu à geração de arquitetos modernistas será o presidente do Comitê de Honra do Congresso. O evento, aliás, também fará homenagem a outros arquitetos do mundo, entre eles Francis Keré, de Burquina Fasso e Anupama Kundoo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

prêmio Arquitetura
UiaRio2021

A escolha de Paulo para presidir o comitê foi unânime na UIA. “O júri aprecia o status único de Mendes da Rocha como um iconoclasta ousado, cujo trabalho levou a arquitetura a novos níveis de virtuosidade técnica“, “Suas obras também incorporam elementos fortes de integridade pessoal e social”, diz o anúncio no site da organização.

prêmio Arquitetura
Imagem extraída de Casa Vogue

Homenagem confirma Paulo como referência mundial

Paulo também é um dos dois brasileiros vencedores do Prêmio Pritzker, considerado o “Oscar” da Arquitetura Mundial. Além dele, apenas Oscar Niemeyer recebeu tal condecoração. Sem dúvidas, o capixaba é um dos maiores arquitetos da história brasileira e mundial!

Paulo Mendes da Rocha foi autor de obras marcantes como o Pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Osaka, no Japão; o Museu de Arte de Campinas; a Reconfiguração da Praça do Patriarca e a reforma da Pinacoteca de São Paulo, por exemplo. Além disso, teve atuação social e engajada, sendo fundador da Escola Paulista de Arquitetura em conjunto com outro arquiteto brasileiro notável, Vilanova Artigas.

prêmio Arquitetura
Praça do Patriarca, obra de Paulo Mendes da Rocha | Imagem de edison hiroyama em Pinterest

Veja Também: Modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha e a nova monumentalidade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Casa Vogue; Arch Daily; UIA; Vitruvius.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.