Engenharia 360

Normas técnicas da ABNT: para que servem?

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/01/2023 | Atualizado em 24/01/2023 3 min

Normas técnicas da ABNT: para que servem?

por Redação 360 | 19/01/2023 | Atualizado em 24/01/2023
Engenharia 360

Já falamos das ABNTs aqui, no Engenharia 360, mas é sempre importante voltar neste assunto, para, além de nos acostumarmos com esta sigla, entendermos seu significado e como isto se aplica ao nosso dia a dia, inclusive no “universo das engenharias”. É através disso que o setor da indústria tem seus procedimentos regrados. Trata-se de uma referência de qualidade, segurança e desempenho de produtos, processos e serviços, além de uma promoção para a interoperabilidade e compatibilidade entre diferentes sistemas e equipamentos.

Como são elaboradas as normas da ABNT?

Antes de tudo, você precisa saber que ABNT significa ‘Associação Brasileira de Normas Técnicas’, uma entidade sem fins lucrativos responsável pela elaboração, revisão e publicação de normas técnicas no Brasil. E estas normas são elaboradas por comitês técnicos, formados por especialistas e representantes de diferentes setores da sociedade, como indústria, academia, governo e consumidores. Isso com base em princípios científicos e tecnológicos e passam por um processo de revisão e aprovação antes de serem publicadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ABNT
Imagem reproduzida de qualidadeonline’s Blog – WordPress

Por que precisamos conhecer as normas da ABNT?

As normas da ABNT são amplamente utilizadas por empresas, indústrias e órgãos públicos, além de serem usadas como base para a elaboração de regulamentações e leis. Saiba que esta decisão pode ser voluntária ou por exigência de lei e órgãos reguladores. Inclusive, existem normas para as mais variadas áreas do mercado, por exemplo:

  • construção, meio ambiente, segurança do trabalho, telecomunicações, eletricidade, mecânica, química, entre outras.

Quais as principais normas técnicas da ABNT relacionadas com as engenharias?

  • Construção: normas para materiais de construção, projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações elétricas e hidráulicas.
  • Meio Ambiente: normas para avaliação de impacto ambiental, gestão de resíduos, qualidade da água e ar, e conservação da biodiversidade.
  • Segurança do Trabalho: normas para segurança e saúde ocupacional, ergonomia, riscos químicos e mecânicos.
  • Telecomunicações: normas para equipamentos, sistemas e serviços de telecomunicações, incluindo rádio, televisão, internet e telefonia.
  • Eletricidade: normas para instalações elétricas, equipamentos elétricos e segurança em instalações elétricas.
  • Mecânica: normas para projetos, fabricação e ensaios de máquinas, equipamentos e ferramentas.
  • Química: normas para segurança de produtos químicos, rotulagem, transporte e armazenamento de produtos químicos.
  • Energia: normas para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
  • Alimentos: normas para segurança alimentar, qualidade e rotulagem de alimentos.
  • Informática: normas para sistemas de informação, segurança da informação, inteligência artificial e computação em nuvem.

Atenção: a cada dia surgem novas normas técnicas da ABNT, para mais áreas e setores. Além disso, vale ressaltar que as normas já existentes podem ser constantemente atualizadas e revisadas para acompanhar as mudanças tecnológicas e as necessidades do mercado.

Quais as vantagens do uso da ABNT para empresas?

  • Melhor comunicação técnica: apresentação mais clara, garantindo a compreensão dos envolvidos no trabalho.
  • Compatibilidade: entre sistemas e equipamentos, para garantir a segurança e a eficiência das operações.
  • Qualidade, segurança e bom desempenho: isso vale para produtos, processos e serviços, minimizando riscos e garantindo a satisfação dos clientes.
  • Preservação do meio ambiente, da saúde humana e segurança: garantindo que os produtos e processos sejam desenvolvidos de forma responsável e sustentável.
  • Inovação tecnológica: condução dos projetos para inovação, garantindo que os trabalhos acadêmicos e científicos sejam feitos de forma clara, precisa e atualizada.
  • Alinhamento de padrão: com base em regulamentações e leis, focando no cenário nacional, mas olhando para um cenário internacional.

Como as normas da ABNT são usadas em trabalhos acadêmicos?

As normas da ABNT servem como um guia para a elaboração de trabalhos acadêmicos no Brasil. Elas funcionam como uma padronização de apresentação e formatação, garantindo a qualidade e a clareza da comunicação científica. E estabelecem regras para a estrutura, o conteúdo e a formatação dos trabalhos – por exemplo, as seções que devem constar em um trabalho acadêmico – como introdução, metodologia, resultados e conclusão; além disso, diz como citar e referenciar fontes de informações, como fazer alinhamentos e espaçamentos, margens, que tipos de fontes de letras usar, e mais.

ABNT
Imagem reproduzida de Normas ABNT – ESPM

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo