Engenharia 360

A arma do Apocalipse: Rússia completa produção do torpedo nuclear submarino Poseidon

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/01/2023 | Atualizado em 24/01/2023 3 min

A arma do Apocalipse: Rússia completa produção do torpedo nuclear submarino Poseidon

por Redação 360 | 19/01/2023 | Atualizado em 24/01/2023
Engenharia 360

Tudo que presenciamos nos últimos anos, sobretudo através das mídias, provam que podemos esperar qualquer coisa do futuro. Claro que devemos tentar ser sempre otimistas. Contudo, diante do cenário atual, o que pensar da Rússia de Vladimir Putin? Sabemos que o que acontece hoje na Ucrânia pode se estender, iniciando uma Terceira Guerra Mundial. Torcemos pelo contrário, mas não podemos negar que os ânimos dos grandes líderes globais estão muito acirrados.

Pode-se dizer que dá até um frio na espinha pensar em certas tecnologias de defesa que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas, sobretudo para incluir sistemas novos e desestabilizadores. Isso vem desde o regime de Stalin, com mísseis hipersônicos para, possivelmente, atingir os Estados Unidos. Agora, Putin anuncia, através da rede estatal, a finalização da primeira ogiva nuclear Poseidon. Saiba mais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O novo super torpedo da Rússia

Sim, o Poseidon é um super torpedo. Ele pode estar sendo usado como propaganda de guerra, para afirmar que a Rússia não pretende recuar e desistir da Ucrânia; e, além disso, não se mostrar “fraca” diante dos seus inimigos. Por isso, voltou a despachar mísseis hipersônicos para o Atlântico, como uma espécie de aviso.

Parece que o Poseidon foi construído em 2018. De acordo com a Rússia, trata-se de uma arma nuclear – um tipo de cruzamento entre um torpedo e um drone – incomparável, com o seu próprio suprimento de energia nuclear. Ela teria, enfim, suas raízes nos planos soviéticos de Josef Stalin, no contexto da União Soviética e da Guerra Fria de devastar a costa dos Estados Unidos. E foi projetada para desencadear ondas radioativas no oceano para tornar as cidades costeiras inabitáveis.

Poseidon Rússia
Imagem reproduzida de Hypeness – Créditos: Getty Images © Yuri Ferreira

As principais características de Poseidon

O Poseidon foi idealizado para ser lançado de um submarino nuclear, com um alcance ilimitado, operando em profundidades extremas a uma velocidade superior. E a melhor parte: mais silencioso, com alta capacidade de manobra e sendo praticamente indestrutível para o inimigo! No discurso à imprensa, Putin afirmou que não há armas que possam combatê-los no mundo de hoje.

Além do seu reator nuclear, para dar ao torpedo sua própria fonte de energia, Poseidon teria outros componentes complexos que já foram concluídos com sucesso, cujos testes foram realizados pelo K-329 Belgorod, um submarino nuclear especial em que foi construído pelo Estaleiro Sevmash.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Poseidon Rússia
Imagem reproduzida de Jornal Noroeste

Os planos da Rússia para o futuro

A Rússia não quer parar suas pesquisas científicas na área com o Poseidon, claro. A ideia é expandir e diversificar suas capacidades nucleares ainda mais. O país vem buscando com seus parceiros, como a China, novos sistemas com capacidade nuclear projetados para manter a pátria protegida dos riscos que diz estar correndo com os Estados Unidos e seus aliados.

“Talvez o mais assustador, esta arma nuclear tem potencial para operação autônoma.”, “(…) não é coberta pelos atuais tratados de armas nucleares.” – disse representante do Instituto Naval americano, em reportagem de Veja.

Veja Também:


Fontes: Veja.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo