Engenharia 360

Você sabe o que faz um engenheiro urbano?

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 03/12/2015 | Atualizado em 18/03/2022 2 min

Você sabe o que faz um engenheiro urbano?

por Lucie Ferreira | 03/12/2015 | Atualizado em 18/03/2022

Se você estuda Engenharia Civil e planeja se especializar em áreas como mobilidade urbana, saneamento e planejamento urbano, a dica é, após a graduação, optar pela especialização em Engenharia Urbana, disponível em cursos de pós-graduação ou mestrado, dependendo da instituição de ensino.

O atributo de um engenheiro urbano

O principal atributo de um engenheiro urbano é integrar, no espaço urbano, fatores como habitação, transporte, infraestrutura viária, saneamento, uso do solo e meio ambiente para que órgãos públicos sejam capazes de tomar decisão e implementar projetos. Resumindo: para a cidade funcionar, o engenheiro urbano tem que trabalhar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia-urbana01_blog-da-engenharia

O especialista em engenharia urbana tem ampla área de atuação: saneamento (água e esgoto), gestão de resíduos sólidos, áreas de preservação ambiental, habitação, mobilidade urbana e transportes (trens, metrô, portos). Vale destacar que deve sempre priorizar a qualidade de vida da população, considerando os aspectos históricos, sociais e ambientais do meio urbano.

O engenheiro urbano é responsável pela concepção, projeto, planejamento, execução, gerenciamento e fiscalização de melhorias e políticas públicas. Isso inclui a fase de obras e a manutenção de equipamentos urbanos e sistemas técnicos. O profissional pode atuar não somente junto a órgãos públicos, como também a entes privados, ONGs e sociedade civil organizada. Por isso, ele tem influência direta sobre aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos da sociedade.

Two men in hardhats and safety vests smiling at the camera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desafios de trabalho

A complexidade dos problemas que precisa solucionar e prover o poder público de ferramentas capazes de guiar o crescimento e o desenvolvimento das cidades, mantendo a justiça social e o equilíbrio ambiental. Estes são os principais desafios que o engenheiro urbano enfrenta no seu dia a dia.

Além disso, o engenheiro responsável por determinada área deve estar em contato com aquele que trabalha em outra. Isso exige um conhecimento sistêmico que permeie todas as especialidades da infraestrutura urbana, e não apenas aquela na qual trabalha. Logo, trabalhar em equipe é fundamental.

Veja Também: Descubra qual é o futuro da Arquitetura e Urbanismo Mundial


Fontes: CT-UFPB, Infraestrutura UrbanaTechné.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários