Durante muitos momentos da sua vida acadêmica e além, você vai ouvir falar sobre a ABNT. Esta sigla faz referência à Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940, o órgão brasileiro responsável pela normalização técnica para trabalhos acadêmicos, além de definir regras técnicas e fatores importantes para várias áreas. E pode ter certeza que isso impacta, sim, no desenvolvimento tecnológico do nosso país. Saiba mais no texto a seguir!
A ABNT nos diversos setores da economia
Poucos sabem, mas a ABNT é membro fundador da Organização Internacional de Normalização, da Comissão Panamericana de Normas Técnicas e da Associação Mercosul de Normalização; além de ser representante do Brasil nas três instituições e também na Comissão Eletrotécnica Internacional; e estar ligada à International Organization for Standardization (ISO). Ela apresenta regras "para tudo", desde comércio, indústria até prestação de serviços no Brasil. Ou seja, não apenas as pesquisas científicas, de faculdade ou TCC são impactadas, mas muitos outros trabalhos.
Veja Também: ABNT NBR x NR: entenda a diferença entre essas normas!
As normas da ABNT, na prática
Quando você utilizará as normas da ABNT? Bem, pode ser na indústria, realizando controle de qualidade de produtos comercializados, padronização de peças, ou realização de determinados processos em alguns serviços. Detalhe: elas não são consideradas obrigatórias, mas serão exigidas em uma série de momentos. Por exemplo, se você quiser que um artigo fabricado ganhe o selo do INMETRO, precisará provar que ele tem a classificação de diversas regras da ABNT. E esse tipo de coisa abre portas no mercado, além de ganhar a preferência dos clientes atentos à confiabilidade da sua empresa.
Mas você ficará mais em contato com a ABNT, certamente, quando estiver desenvolvendo apresentações de trabalhos acadêmicos. Veja quais as normas mais importantes para este fim:
- NBR 14724:2011 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Estrutura de monografias e TCCs.
- NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação. Organização das citações na monografia.
- NBR 6027:2002 - Sumários. Formatação de sumários.
- NBR 6023:2018 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Organização de referências bibliográficas.[6]
- NBR 6028:1990 - Resumos.
- NBR 6024:1989 - Numeração progressiva das seções de um documento.
- NBR 6022:1994 - Apresentação de artigos em publicações científicas.
- NBR 5892:1989 - Normas para datar.
Para finalizar, vamos simular um caso. E se você fosse trabalhar com construção civil? Quais normas precisaria analisar/estudar para executar as suas tarefas? Bem, por exemplo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- NBR 9062 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado.
- NBR 16475 - Painéis de parede de concreto pré-moldado – Requisitos e procedimentos.
- NBR 6136 - Produção e aceitação de blocos de concreto vazados na execução de alvenaria estrutural ou de vedação.
- NBR 7199 - Projeto, Execução e Aplicações dos Vidros na Construção Civil.
- NBR 8949 - Que estabelece o método de preparo e ensaio de paredes estruturais que são submetidas à compressão axial, feitas de blocos de concreto, cerâmico ou tijolos.
- NBR 12118 - Que estabelece os métodos de ensaio para analisar blocos vazados de concreto para alvenaria.
- NBR 13.531 - Que estabelece as atividades exigidas para o projeto de um edifício.
- NBR 15.575 - Trata da qualidade dos produtos da construção, além da sua utilização pelos consumidores, indicadora de desempenho de uma edificação, que pode certificar a sua excelência.
Veja Também: Como referenciar trabalhos acadêmicos conforme a ABNT?
Fontes: Laboro.Edu, Wikipedia, Pré Fabricar, Blog Hard.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.