Engenharia 360

Para que serve um Currículo Lattes?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 14/04/2015 | Atualizado em 11/05/2022 2 min

Para que serve um Currículo Lattes?

por Larissa Fereguetti | 14/04/2015 | Atualizado em 11/05/2022
Engenharia 360

destaque-curriculo-lattes

O Currículo Vitae é uma ferramenta essencial no mercado de trabalho, utilizado como documento que resume a formação e o histórico de um profissional. Entretanto, no meio acadêmico, ele perde o lugar para o Currículo Lattes. Você sabe o que é e como funciona um Currículo Lattes?

Sobre a Plataforma Lattes

O Currículo Lattes faz parte da Plataforma Lattes, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta plataforma é constituída por um banco de dados elaborado pelo CNPq para integrar em um único sistema de informação as bases de dados de currículo, de grupos de pesquisa e de instituições e funciona como uma estratégia para o planejamento, a gestão e para a formulação de políticas por parte dos órgãos governamentais.

Veja Também: Como elaborar um bom currículo em 6 passos 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
shutterstock_545296846

O surgimento deste formato de currículo

O Currículo Lattes, lançado em 1999, é um padrão nacional de registro das atividades acadêmicas e profissionais realizadas pelos estudantes e pesquisadores brasileiros e é adotado pela maioria das universidades e instituições de pesquisa. O nome é devido ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, um dos maiores pesquisadores brasileiros. Atualmente, o Currículo Lattes é utilizado pelas universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa como uma forma de avaliação de pesquisadores, professores e alunos. Ele é essencial para a obtenção de bolsas de estudo para projetos de pesquisa e em processos seletivos para professores em algumas universidades.

Veja Também: Por que você deve ter um currículo falso? 

Utilização do Currículo Lattes no sistema acadêmico

Por ser voltado para a área acadêmica, o Currículo Lattes foca em produções científicas, áreas de atuação e participação em pesquisas. Para consultar um currículo da plataforma não é necessário ter cadastro. Você pode consultar o currículo de seus professores, por exemplo, para descobrir qual a área de atuação deles, quais projetos de pesquisa eles orientam e demais informações. Tal currículo é o primeiro passo para quem deseja seguir a carreira acadêmica, mas também é importante para aqueles que não desejam seguir tal área. Você já fez o seu? Para fazer é só acessar ao site da Plataforma Lattes.


Fontes: CNPq.

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo