Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Guia: Escolhendo o melhor emprego para engenheiros

por Rosana Galindo | 15/04/2015
Copiado!

Quando decidimos cursar engenharia, acreditamos que daí pra frente nosso futuro já estará quase certo, inclusive no começo emprego para engenheiros parece algo com um roteiro definido. Mas no decorrer dos nossos estudos percebemos o quanto as diversas modalidades de engenharia possuem várias ramificações, nos oferecendo um monte de opções que acabam deixando alguns completamente indecisos por onde começar.
procura_emprego
 
Pensando nisso, o site TheEngineer publicou um guia com 5 dicas para auxiliar os que estão fazendo esta escolha agora, confira:


+ Pesquise o que os engenheiros fazem

A primeira dica é que seja feita uma pesquisa sobre o setor de interesse e quais as oportunidades existem dentro desta área. A leitura de artigos e notícias também é fundamental, verificando quais são as grandes companhias de cada área, e se mantendo informados a cerca delas. Seguindo a dica, vale a pena pesquisar descrições de cargos para recém-graduados e comparar as descrições das vagas.
engenheiro-mecanico


+ Descubra o seu estilo

É necessário ter cuidado com esta questão para saber como escolher a empresa certa para se trabalhar. Algumas pessoas possuem maior autonomia, se identificando com pequenas e médias empresas, porém outras precisam ter um “senso” de equipe, se adequando melhor a grandes companhias. Observe e relembre em que você se sobressaía na faculdade. Você era muito bom com números, desenhos? Ou era do tipo que liderava os trabalhos e se expunha em público com maior frequência? Ou ambos?


Leia também: 6 Dicas para se preparar para as entrevistas de emprego


+ Visite feiras de recrutamento

Feiras de recrutamento são ótimas para conhecer mais sobre as empresas que você já mantém no radar, e para conhecer outras novas empresas e áreas que você procura. Em feiras você também terá a oportunidade de conversar diretamente com os funcionários destas empresas, colhendo relatos reais sobre como trabalhar naquele ambiente seria. A finalidade das empresas nestas feiras é expor sua marca e a procura de novos talentos. Segundo Nikki Bassett, diretor de RH da Eaton UK, “quando alguém lhe dá um cartão de visita significa que a porta de entrada para um follow up foi aberta”.


+ Amplie as possibilidades

Ao invés de se manter focado em conseguir um emprego apenas em grandes companhias, abra o leque de oportunidades e inclua em sua lista de pesquisa pequenas companhias também. A maioria das pessoas não sabe, mas inúmeras das pequenas companhias são fornecedores dos “grandes”, investindo pesado em P&D e proporcionando um aceleramento de carreira, com maiores responsabilidades em menor tempo.
tesla_cursos_10-1024x819


+ Tenha experiências profissionais

O estágio ou um intercâmbio são as melhores ferramentas para aqueles que estão na graduação. A escolha deve ser bem feita, porém lembre-se de que você pode decidir se você quer trabalhar ou não numa determinada área exatamente se você trabalhar nela. Tente estagiar em diferentes departamentos, e descubra com qual você mais se identifica.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

Copiado!

Comentários