Engenharia 360

Os 6 Maiores Engenheiros Civis do Brasil que Revolucionaram a Construção

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/03/2024 4 min
Imagem de atlascompany em Freepik

Os 6 Maiores Engenheiros Civis do Brasil que Revolucionaram a Construção

por Redação 360 | 21/03/2024
Imagem de atlascompany em Freepik
Engenharia 360

A História do Brasil tem muitos exemplos de profissionais cujas jornadas são inspirações de pioneirismo, engenhosidade e paixão. Ao longo dos anos, a vida de muitos homens e mulheres que deixaram sua marca na construção do nosso país, incluindo vários engenheiros civis.

Neste artigo do Engenharia 360, trazemos os nomes de seis personalidades que desafiaram seu tempo, criaram projetos e lutaram pela educação e igualdade, desbravando horizontes e inspirando gerações. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Edwiges Maria Becker Hom’meil

Começamos a nossa lista de engenheiros civis com uma mulher. Edwiges se formou em 1917, pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e não só isso, ela foi a primeira mulher a se formar em Engenharia no Brasil, só depois de 179 anos da implementação do curso no país. Ela é conhecida por ter sido muito visionária, forte e determinada em suas ações, abrindo caminho para outras mulheres na profissão.

Maiores Engenheiros Civis do Brasil
Imagem reproduzida de Pormade

2. Joaquim Maria Moreira Cardozo

Agora falamos de um grande artista da Engenharia. Joaquim chegou a ser conhecido como o "poeta dos cálculos". Ele se formou como engenheiro em 1930, pela Escola de Engenharia de Pernambuco, tendo o prazer de conviver desde o início do século com modernistas como João Cabral de Melo Neto.

O trabalho de Joaquim revolucionou a concepção estrutural do concreto armado no Brasil. E em determinado momento, colaborou com Oscar Niemeyer para Brasília, incluindo Congresso Nacional, Palácio do Planalto e outros marcos, além dos projetos para a estrutura da Catedral Metropolitana e edifício Copan, em São Paulo.

Maiores Engenheiros Civis do Brasil
Imagem reproduzida de Recanto do Poeta

Veja Também: Engenheiros Brasileiros Pioneiros: 8 nomes que deixaram sua marca no mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. João Teixeira Soares

Seguindo nossa lista de engenheiros civis, João Teixeira foi um dos pioneiros no desenvolvimento de projetos de construção de ferrovias no Brasil, incluindo a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande e a Estrada de Ferro do Corcovado, ambos fundamentais para a integração e crescimento do país.

Teixeira iniciou seus estudos na Escola Militar e formou-se em Engenharia Civil pela Escola Central. Foi também empresário e economista, e deixou claro em seus anos de trabalho a importância de um bom gerenciamento de obras.

Maiores Engenheiros Civis do Brasil
Imagem de Site Geni reproduzida de Brasiliana Fotográfica

Veja Também: 

Conheça as 5 maiores engenheiras da história

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Enedina Marques

Mais uma pioneira entre estes engenheiros civis! A primeira engenheira do Paraná e a primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil, formada pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1945.

Enedina trabalhou na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas, sendo chefe de hidráulica, chefe da divisão de estatísticas e chefe do serviço de engenharia do estado. Em certo momento, contribuiu para o Plano Hidrelétrico local, e ainda participou do projeto da Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, a maior central hidrelétrica subterrânea em nosso território.

Maiores Engenheiros Civis do Brasil
Imagem reprodução YouTube via Casa e Jardim - Globo

5. José Carlos Sussekind

Sussekind se formou em Engenharia Estrutural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em estruturas e fundações pela mesma instituição, em 1970.

Nos anos seguintes, trabalhou como professor no Instituto Militar de Engenharia. E ao longo da sua carreira, trabalhou com Oscar Niemeyer, sendo responsável pelos cálculos de grandes obras, como o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, a sede da Procuradoria Geral da República, a Linha Vermelha e o Museu Nacional de Brasília.

Maiores Engenheiros Civis do Brasil
Imagem reproduzida de Atex Brasil em YouTube

6. Evelyna Bloem Souto

Para concluir esta lista de engenheiros civis, queremos citar a história de Evelyna, a primeira mulher a se formar em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP), em 1957.

Desde criança, ela se interessava pela profissão, ouvindo seu pai, que era diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), sobre as contribuições dessa Engenharia ao país. Depois, ela dedicou toda a sua carreira à pesquisa e à formação de novos engenheiros. Participou de 60 congressos ao redor do mundo, trabalhou em Harvard, conquistou título de PhD e ministrou aulas de geotecnia.

Fato curioso, porém triste: certa vez, Evelyna estava em Paris por conta de uma bolsa de estudos quando foi convidada para ir, junto dos colegas homens, visitar um túnel que estava sendo feito para ligar a França à Itália. O pessoal da obra, no entanto, não queria que ela entrasse, por ser mulher, e ela teve que se vestir de homem, prender o cabelo e desenhar barba e bigode no rosto para poder verificar as obras.

Maiores Engenheiros Civis do Brasil
Imagem reproduzida de USP

Os seis engenheiros que listamos neste texto deixaram, sem dúvidas, um legado na construção civil do Brasil, e devem continuar inspirando futuras gerações a seguir os seus passos. Dentre seus feitos mais notáveis está a conquista dos seus espaços. Enedina, Edwirges e tantas outras profissionais, por exemplo, provaram que não há barreiras que superem a determinação, o talento e a perseverança. Que fique o exemplo!

Veja Também:


Fontes: Blog Canal da Engenharia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo