Simone Tagliani 18/10/2022
Olhando para o passado, percebemos quanto o trabalho de muitos engenheiros civis marcaram épocas e deixaram boas marcas em nossas vidas – sobretudo através de obras famosas, estudos e pioneirismos em técnicas construtivas!
Ficou famoso pela construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris. Mas ele também contribuiu para a obra da Estátua da Liberdade de Nova York e até para o Farol de São Thomé, no Rio de Janeiro.
Esse engenheiro, no segundo lugar no “100 Greatest Britons”, da BBC, é reconhecido como responsável pela construção da Great Western Railway, ligando a Inglaterra ocidental, e de um projeto não executado de um submarino-túnel.
Conhecido como o “Colosso das Estradas”, construiu estradas, pontes e canais, além de outros projetos em seu país natal, a Escócia. E foi o primeiro presidente da Instituição de Engenheiros Civis, com sede em Londres.
Primeira mulher engenheira civil dos Estados Unidos. Se especializou em estruturas de arranha-céus. Mas, certamente, o maior dos seus feitos foi a coragem de desafiar o preconceito de mulheres ingressarem nas engenharias.
Esse notável engenheiro australiano foi supervisor do projeto Sydney Harbour Bridge. E foi dele a ideia de uma ponte suspensa para ligar Sydney e North Sydney.
Esse indiano serviu como projetista-chefe da represa Krishna Raja Sagara, que ajudou a transformar as terras áridas de Mandaya em terras agrícolas.