Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Space Adventure: saiba TUDO sobre a exposição realizada em São Paulo

por Rafael Panteri | 01/10/2021

Mais de 300 itens originais da NASA utilizadas em diversas missões para a Lua. O Shopping Eldorado recebe essa exposição até fim deste mês de outubro.

Esta é para os amantes da exploração espacial! Imagine uma exposição com mais de 300 itens originais da NASA mais 20 réplicas, incluindo da cápsula Apollo 11, além de salas interativas e vídeos que apresentam toda a história da viagem para a Lua. Ver tudo isso é um sonho para os amantes da exploração espacial que agora pode ser realizado!

Está rolando em São Paulo, agora, o Space Adventure! A exposição está localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, em uma tenda climatizada com mais de 2600 m². No local, pode-se ver réplicas em tamanho real de rovers utilizados nas missões Apollos e toda a tecnologia das primeiras missões espaciais, como computadores da década de 60, ferramentas, caixas de coleta de material lunar, painéis de controle das naves, além de câmeras fotográficas e aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos. Sem dúvidas, a experiência proporcionada ao visitante é única!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sobre a visita | Spoilers

Logo que entramos na Space Adventure, chegamos a um mini auditório onde é passado um vídeo de quatro minutos nos introduzindo à viagem para Lua. Cenas das missões Mercury Gemini e Apollo 11 são mostradas enquanto ouvimos o clássico discurso de Kennedy e a frase icônica – “Um pequeno passo para o Homem, mas um grande salto para a humanidade!”. É de se arrepiar!

Na sala seguinte, acompanhamos toda a evolução cronológica da viagem para Lua. Através de televisões interativas, é possível ler sobre os detalhes das naves, das roupas espaciais e dos equipamentos utilizados.

Evolução da viagem até a Lua – Créditos: Rafael Nakahara

Em um grande painel, foi instalada uma belíssima homenagem às mulheres que foram parte do programa espacial. São nomes importantes: Margareth Hamilton, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.

Seguindo com a exposição, vamos para a “Sala de Comando de Houston”. Um vídeo nos explica a função dos controladores e nos apresenta o console central da sala, uma réplica perfeita do utilizado nas missões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Console de Houston – Créditos: Rafael Nakahara

A sala seguinte apresenta uma das experiências mais emocionantes. Simplesmente um cinema 360º com tela circular e no teto que mostra todo o lançamento do ponto de vista do Saturno 5 – imagens reais misturadas com CGI.

A última sala da exposição é a da LUA! Lá podemos ver uma cápsula Apollo 11, possivelmente de treinamento; uma réplica em tamanho real do jipe lunar popularmente conhecido como “Buggy lunar”; e, o mais impressionante, uma réplica do módulo de pouso da Apollo 11.

Réplica do Módulo de Pouso da Apollo 11 – Créditos: Rafael Nakahara

Por fim passamos pela loja de souvenirs onde broches, camisetas, canecas e bonés estão disponíveis em diversos modelos.

Loja de Souvenirs no final da exposição – Créditos: Rafael Nakahara

Opinião do autor

A exposição Space Adventure é muito bem planejada e vale demais a visita. Todos os itens estão em ótimo estado de conservação. E a cada sala que visitei, tive uma nova surpresa que me deixou de boca aberta.

É um passeio muito interessante tanto para os amantes de exploração espacial quanto para quem não manja nada do assunto, além de ser muito bacana para crianças – principalmente na sala do cinema 360, onde o chão treme durante o simulado de lançamento.

Ingressos

Para quem tiver interesse, a venda de ingresso está ocorrendo no site do evento Space Adventure e é preciso escolher o horário da visita.  Os valores são de R$ 50,00 a inteira e de R$ 25,00 a meia para o público geral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É melhor reservar seu ingresso logo, pois o evento vai até o dia 26 de outubro.

Imagens

Confira mais imagens do evento registradas pelo 360:

Alimentos dos astronautas – Créditos: Rafael Nakahara
Módulo lunar – Créditos: Rafael Nakahara
Pedaço da lua trazido da viagem Apollo 16 – Créditos: Rafael Nakahara
Botas utilizadas pelos astronautas – Créditos: Rafael Nakahara

Veja Também: Há 52 anos, humanos pisavam pela primeira vez na Lua – conheça mais sobre essa história

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.