Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Os 10 arranha-céus mais altos do mundo

Engenharia 360

5 min

POR Felipe Junqueira 14/10/2015

Os edifícios altos, que estamos acostumados a ver, com mais de 20 andares, são fichinha comparado aos maiores arranha-ceús do mundo.
O maior deles é o Burj Khalif, localizado em Dubai, e foi construído entre 2004 e 2010. São 160 andares habitáveis, divididos entre residências e escritórios.
O BDE listou os 10 edifícios mais altos do mundo com construção já concluída. Vem ver!

+ 10. Willis Tower, Chicago (EUA) – 442 metros

willis-towers-blog-da-engenharia

Antigamente conhecida como Sears Tower, a Willis Tower localiza-se em Chicago, EUA, tem 108 andares e foi o prédio mais alto do mundo de sua fundação, em 1974, até o ano de 1998, quando as Petrona Twin Towers foram concluídas. No entanto, seguiu como o arranha-céu mais alto da América até 2014, sendo superado pelo One World Trade Center. Foi projetado pelo arquiteto Bruce Graham em parceria com o engenheiro Fazlur Khan.

+ 9. Zifeng Tower, China – 450 metros

zifeng-tower-blog-da-engenharia

Antigamente conhecido como Nanjing Greenland Financial Center, o Zifeng Tower outros dois nomes: Greenland Center-Zifeng Tower e Greenland Square Zifeng Tower. São 89 andares, e uma plataforma de observação está disposta pouco acima da metade dos 450 metros deste arranha-céu, o segundo maior da China, de onde é possível ver toda a província de Nanjing e suas montanhas. Foi concluído em 2010, projetado por Gordon Gill, com participação de Marshall Strabala e Adrian Smith.

+ 8. Petronas Twins Towers, Malásia – 452 metros

petronas-twis-blog-da-engenharia

Estes arranha-céus gêmeos de 88 andares cada, também conhecidos como Torres Petronas, estão localizados em Kuala Lumpur, Malásia, e foram construídos pela espanhola Acciona, a partir de projeto do arquiteto Cesar Pelli. O projeto básico foi aproveitado de um prédio cancelado que seria instalado em Chicago, EUA. Sua estrutura é composta por aço e vedação em vidro, e uma torre é ligada à outra por uma passarela, por onde 15 mil pessoas foram transferidas de uma torre à outra, em um treinamento de incêndio.

+ 7. International Commerce Centre, Hong Kong – 484 metros

International_Commerce_Centre-blog-da-engenharia

O arranha-céu mais alto de Hong Kong possui 118 andares e foi construído em conjunto pelas companhias MTR Corporation Limited, responsável pelas obras do metrô de Hong Kong, e pela Sun Jung Kai Properties, a SHKP.

+ 6. Shanghai World Financial Center, China – 492 metros

zifeng-tower-blog-da-engenharia

O maior prédio da China possui 101 andares, onde se dividem escritórios, hotéis, salões de conferência, lojas e terraço de observação. O Shanghai World Financial Center foi concluído em 2007 e inaugurado em 2008, e abriga o hotel Park Hyatt Shanghai, com 175 quartos. Será ultrapassado pela Shangai Tower, que tem inauguração prevista para novembro, e ficará com o posto de segundo maior prédio da China. E deve perder novamente o posto em 2016, quando o Ping An International Finance Centre for completado, com altura prevista de 555 metros.

+ 5. Taipei 101, Taiwan – 508 metros

taipei-101-blog-da-engenharia

O Taipei 101 (que, como o nome diz, tem 101 andares) localiza-se em Taipei, Tawian, e foi construído em 2003 a partir de projeto de C. Y. Lee. A obra foi responsabilidade da KTRT Joint Venture. Este arranha-céu chegou a ser o mais alto do mundo até ser superado pelo Burj Khalifa, em 2010. A revista Newsweek o considerou uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2006, e o Discovery Channel elegeu o Taipei 101 como uma das Sete Maravilhas da Engenharia, em 2005.

+ 4. One World Trade Center, Nova York (EUA)– 541 metros

oen-wtc-blog-da-engenharia

Coloquialmente conhecido como Freedom Tower (Torre da Liberdade) ou como WTC 1, o One World Trade Center foi erguido onde antes se encontrava uma das torres derrubadas por um avião em 2011. Este arranha-céu de 104 andares, concluído em 2014, é uma lembrança aos nova-iorquinos do antigo complexo, e é parte de um novo complexo que terá ainda mais três edifícios de escritórios. É também o prédio mais alto da América, e o maior exclusivamente de escritórios do mundo.

+ 3. Mecca Royal Clock Tower, Arábia Saudita – 601 metros

mecca-royal-clock-blog-da-engenharia

A torre, localizada na cidade de Meca, pertence ao Abraj Al Bait Towers. São 95 andares, concluídos em 2012, que constituem o maior hotel do planeta. Este complexo também detém os recordes de maior área coberta de um edifício e maior mostrador de relógio do mundo. Foi projetado e construído pelo Saudi Binladin Group, maior empresa da Arábia Saudita.

+ 2. Shanghai Tower, Xangai – 632 metros

Shanghai_tower-blog-da-engenharia

Recém-concluída e com previsão de inauguração para novembro de 2015, a Shanghai Tower será o maior arranha-céu de toda a China. São 128 andares e um design com nove edifícios cilíndricos empilhados um em cima do outro, subindo em forma de espiral. O desenho da fachada foi desenvolvido para reduzir a carga de vento sobre o edifício, o que permitiu que menos material fosse utilizado em sua construção.

+ 1. Burj Khalifa, Dubai – 828 metros

burj-khalifa--blog-da-engenharia

A construção do maior arranha-céu já projetado e realizado pelo ser humano começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado em 4 de janeiro de 2010, com 160 andares habitáveis. Era chamado Burj Dubai, mas foi rebatizado por conta de um empréstimo realizado pelo xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan. É um complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área e foi arquitetado por Adrian Smith.

arranha-céu
arranha-céus
prédios altos
prédios mais altos do mundo

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
China construirá hospital em 10 dias para pacientes de epidemia
Lei de poda de árvores é alterada em SP: entenda o que muda
Vagas de emprego e estágio para Engenharia de Janeiro
Grupo de pesquisa aplica simulações numéricas para reduzir turbulência nas asas de aeronaves
Vícios construtivos: o que são e como resolver? | Entrevista 360 com Alexandre Gomide
Saiba mais sobre a Internet das Coisas (IoT) na Construção Civil

Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados