Os edifícios altos, que estamos acostumados a ver, com mais de 20 andares, são fichinha comparado aos maiores arranha-céus do mundo.
O maior deles é o Burj Khalif, localizado em Dubai, e foi construído entre 2004 e 2010. São 160 andares habitáveis, divididos entre residências e escritórios.
O 360 listou os 10 edifícios mais altos do mundo com construção já concluída. Vem ver!
10. Willis Tower, Chicago (EUA) – 442 metros
Antigamente conhecida como Sears Tower, a Willis Tower localiza-se em Chicago, EUA, tem 108 andares e foi o prédio mais alto do mundo de sua fundação, em 1974, até o ano de 1998, quando as Petrona Twin Towers foram concluídas. No entanto, seguiu como o arranha-céu mais alto da América até 2014, superado pelo One World Trade Center. Foi projetado pelo arquiteto Bruce Graham em parceria com o engenheiro Fazlur Khan.
9. Zifeng Tower, China – 450 metros
Antigamente conhecido como Nanjing Greenland Financial Center, o Zifeng Tower outros dois nomes: Greenland Center-Zifeng Tower e Greenland Square Zifeng Tower. São 89 andares, e uma plataforma de observação está disposta pouco acima da metade dos 450 metros deste arranha-céu, o segundo maior da China, de onde é possível ver toda a província de Nanjing e suas montanhas. Foi concluído em 2010, projetado por Gordon Gill, com participação de Marshall Strabala e Adrian Smith.
8. Petronas Twins Towers, Malásia – 452 metros
Estes arranha-céus gêmeos de 88 andares cada, também conhecidos como Torres Petronas, estão localizados em Kuala Lumpur, Malásia, e foram construídos pela espanhola Acciona, a partir de projeto do arquiteto Cesar Pelli. O projeto básico foi aproveitado de um prédio cancelado que seria instalado em Chicago, EUA. Sua estrutura é composta por aço e vedação em vidro, e uma torre é ligada à outra por uma passarela, por onde 15 mil pessoas foram transferidas de uma torre à outra, em um treinamento de incêndio.
7. International Commerce Centre, Hong Kong – 484 metros
O arranha-céu mais alto de Hong Kong possui 118 andares e foi construído em conjunto pelas companhias MTR Corporation Limited, responsável pelas obras do metrô de Hong Kong, e pela Sun Jung Kai Properties, a SHKP.
6. Shanghai World Financial Center, China – 492 metros
O maior prédio da China possui 101 andares, onde se dividem escritórios, hotéis, salões de conferência, lojas e terraço de observação. O Shanghai World Financial Center foi concluído em 2007 e inaugurado em 2008, e abriga o hotel Park Hyatt Shanghai, com 175 quartos. Será ultrapassado pela Shangai Tower, que tem inauguração prevista para novembro, e ficará com o posto de segundo maior prédio da China. E deve perder novamente o posto em 2016, quando o Ping An International Finance Centre for completado, com altura prevista de 555 metros.
5. Taipei 101, Taiwan – 508 metros
O Taipei 101 (que, como o nome diz, tem 101 andares) localiza-se em Taipei, Tawian, e foi construído em 2003 a partir de projeto de C. Y. Lee. A obra foi responsabilidade da KTRT Joint Venture. Este arranha-céu chegou a ser o mais alto do mundo até ser superado pelo Burj Khalifa, em 2010. A revista Newsweek o considerou uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2006, e o Discovery Channel elegeu o Taipei 101 como uma das Sete Maravilhas da Engenharia, em 2005.
4. One World Trade Center, Nova York (EUA)– 541 metros
Coloquialmente conhecido como Freedom Tower (Torre da Liberdade) ou como WTC 1, o One World Trade Center foi erguido onde antes se encontrava uma das torres derrubadas por um avião em 2011. Este arranha-céu de 104 andares, concluído em 2014, é uma lembrança aos nova-iorquinos do antigo complexo, e é parte de um novo complexo que terá ainda mais três edifícios de escritórios. É também o prédio mais alto da América, e o maior exclusivamente de escritórios do mundo.
3. Mecca Royal Clock Tower, Arábia Saudita – 601 metros
A torre, localizada na cidade de Meca, pertence ao Abraj Al Bait Towers. São 95 andares, concluídos em 2012, que constituem o maior hotel do planeta. Este complexo também detém os recordes de maior área coberta de um edifício e maior mostrador de relógio do mundo. Foi projetado e construído pelo Saudi Binladin Group, maior empresa da Arábia Saudita.
2. Shanghai Tower, Xangai – 632 metros
Recém-concluída e com previsão de inauguração para novembro de 2015, a Shanghai Tower será o maior arranha-céu de toda a China. São 128 andares e um design com nove edifícios cilíndricos empilhados um em cima do outro, subindo em forma de espiral. O desenho da fachada foi desenvolvido para reduzir a carga de vento sobre o edifício, o que permitiu que menos material fosse utilizado em sua construção.
1. Burj Khalifa, Dubai – 828 metros
A construção do maior arranha-céu já projetado e realizado pelo ser humano começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado em 4 de janeiro de 2010, com 160 andares habitáveis. Era chamado Burj Dubai, mas foi rebatizado por conta de um empréstimo realizado pelo xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan. É um complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área e foi arquitetado por Adrian Smith.