O casal espanhol, Jaume Puig, engenheiro elétrico, e sua esposa, a médica Constanza Lucero, desenvolveu um óculos de alta tecnologia para o seu filho.
Os pais do menino Biel, que na época tinha apenas dois anos, observaram que a criança tinha dificuldades para subir escadas e andar pela casa sem esbarrar nos obstáculos. Buscando ajuda médica, descobriram que ele apresentava um grave problema no nervo óptico. Sabendo que isso não poderia ser corrigido com cirurgias ou com o uso de óculos normais, buscaram, portanto, alternativa para ajudar o menino a viver com a baixa visão.
O problema é que o casal não encontraram no mercado nada além de bastões e cães-guia! Foi aí em seguida que tiveram a ideia de criar um óculos especial baseado na tecnologia já utilizada pelos óculos para videogames. Em síntese, com visão em 3D, inteligência artificial e realidade aumentada, para tornar a vida de seu filho mais independente. Saiba mais sobre a proposta no texto a seguir!
O protótipo dos óculos de alta tecnologia
Os óculos idealizado por Jaume e Constanza foi desenvolvido para melhorar a percepção espacial, dando maior autonomia ao portador de baixa visão e permitindo que ele se locomova sem tropeçar. O protótipo foi baseado nas tecnologias que criam imagem 3D. Logo, em suma, onde textos, gráficos e vídeos em alta resolução podem ser sobrepostos em cenas do mundo real, utilizando inteligência artificial (IA) para detectar e sinalizar objetos dentro do campo de visão do usuário.
Detalhe: um grande círculo vermelho aparece na tela quando o usuário dos óculos se aproxima de algum obstáculo que está bloqueando o seu caminho! Este círculo vermelho avisa que existe algo por perto que precisa ser evitado. Além disso, os óculos também permite ampliar objetos para aumentar a capacidade visual.
Os custos do projeto
O desenvolvimento dos óculos de alta tecnologia de Biel exigiu um investimento de US$ 1 milhão. Parte disso procedente de instituições públicas, parte de microfinanciamento, economias do próprio casal e campanhas de financiamento coletivo na internet. O casal também recebeu a ajuda de uma equipe de médicos e engenheiros. No fim, os óculos custam mais de US$ 5.000 (cinco mil euros) e precisam ser personalizados para cada usuário.
LEIA MAIS
Biel Glasses
Jaume Puig e Constanza Lucero fundaram, em 2017, a empresa Biel Glasses, que leva o nome de seu filho.
Aliás, Puig é fundador de outras empresas emergentes de tecnologia e espera adicionar nos óculos, em breve, funções como ativação por voz ou um sistema de navegação combinado com os mapas da Google.
O produto, cuja inovação foi apresentada na Conferência Mundial da Telefonia Móvel (MWC) em Barcelona, pode ser adaptado de acordo com a deficiência de cada usuário. Já foi até mesmo aprovado para uso na União Europeia. E a perspectiva, agora, é que seja colocado à venda na Espanha e Dinamarca ainda neste ano.
O que achou desta tecnologia? Diga nos comentários!
Fontes: G1, Canal Tech, Head Topics.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@wpcms.engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.