Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Limpeza urbana: empresa finlandesa inova com a criação de veículo varredor elétrico

por Redação 360 | 14/07/2021

Se você acredita que manter as ruas das cidades limpas é uma tarefa difícil, precisa conhecer este modelo de varredor elétrico!

Manter a limpeza urbana em dia – e com um custo baixo – é desafio de muitas nações pelo mundo! Em várias cidades, principalmente em grandes centros urbanos, é comum que a limpeza das ruas e avenidas sejam feitas por veículos equipados para este fim. O custo deste serviço, porém, pode ficar muito caro, já que tais veículos são movidos por combustíveis fósseis e exigem mão de obra qualificada. Mas uma empresa finlandesa pensou numa possível solução! Veja a seguir!

tecnologia
Imagem reproduzida de Inceptive Mind

O robô varredor elétrico para limpeza das cidades

Pensando em aumentar a eficiência e rapidez do trabalho de limpeza urbana, além de diminuir os custos, a empresa finlandesa Trombia Technologies, desenvolveu o Trombia Free. Trata-se de um varredor elétrico capaz de evitar obstáculos de forma independente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projetado para economizar energia e água, a máquina consome apenas uma fração da quantidade de água e 15% da energia exigida pelas máquinas convencionais – aproximadamente de 6 a 10 kW. Além disso, o Trombia Free também é equipado com baterias próprias de 45 ou 90 kWh, pode operar de 8,5 a 17 horas em modo econômico ou 4 a 8 horas em modo contínuo.

tecnologia
Imagem reproduzida de Tekniikan Maailma
tecnologia
Imagem reproduzida de Trombia Technologies

A saber, a empresa Trombia Technologies, criadora desse varredor elétrico, pensa também em alternativas para a redução da emissão de poluentes causados pelos veículos convencionais que utilizam diesel.

Principais características do Trombia Free

O Trombia Free, primeiro varredor elétrico e autônomo de rua do mundo, fez sua estreia em Helsinque, capital da Finlândia.

O robô vem sendo testado no bairro Jätkäsaari, desde 2020. Por causa do trânsito urbano, sua velocidade média é limitada a 2 a 6 km/h. Contudo, durante a noite, quando as ruas da região ficam mais vazias, o varredor elétrico está programado para acelerar até um máximo de 10 km/h.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO

Esses testes são realizados principalmente à noite, para causar menos transtornos aos moradores. E eles visam analisar o nível de ruído, a eficiência da varredura, a operação, benefícios e limitações do varredor de rua autônomo. 

A ideia é que a máquina possa trabalhar de forma autônoma. Porém, para garantir a segurança durante a fase de testes, o funcionamento dela é acompanhado por um operador, embora a sua tecnologia tenha sido projetada para detectar obstáculos, como pedestres, que estejam na trajetória.

Após o sucesso do lançamento na cidade Helsinque, a empresa Trombia Technologies planeja realizar dez programas-piloto antes da pré-venda do seu veículo varredor elétrico, prevista para ter início no primeiro trimestre de 2022.

Veja Também: Veículos autônomos ganham força em smart cities europeias


Fonte: Um só Planeta – Globo, Executiva do Bem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.