Manter a limpeza urbana em dia - e com um custo baixo - é desafio de muitas nações pelo mundo! Em várias cidades, principalmente em grandes centros urbanos, é comum que a limpeza das ruas e avenidas sejam feitas por veículos equipados para este fim. O custo deste serviço, porém, pode ficar muito caro, já que tais veículos são movidos por combustíveis fósseis e exigem mão de obra qualificada. Mas uma empresa finlandesa pensou numa possível solução! Veja a seguir!
O robô varredor elétrico para limpeza das cidades
Pensando em aumentar a eficiência e rapidez do trabalho de limpeza urbana, além de diminuir os custos, a empresa finlandesa Trombia Technologies, desenvolveu o Trombia Free. Trata-se de um varredor elétrico capaz de evitar obstáculos de forma independente.
Projetado para economizar energia e água, a máquina consome apenas uma fração da quantidade de água e 15% da energia exigida pelas máquinas convencionais - aproximadamente de 6 a 10 kW. Além disso, o Trombia Free também é equipado com baterias próprias de 45 ou 90 kWh, pode operar de 8,5 a 17 horas em modo econômico ou 4 a 8 horas em modo contínuo.
A saber, a empresa Trombia Technologies, criadora desse varredor elétrico, pensa também em alternativas para a redução da emissão de poluentes causados pelos veículos convencionais que utilizam diesel.
Principais características do Trombia Free
O Trombia Free, primeiro varredor elétrico e autônomo de rua do mundo, fez sua estreia em Helsinque, capital da Finlândia.
O robô vem sendo testado no bairro Jätkäsaari, desde 2020. Por causa do trânsito urbano, sua velocidade média é limitada a 2 a 6 km/h. Contudo, durante a noite, quando as ruas da região ficam mais vazias, o varredor elétrico está programado para acelerar até um máximo de 10 km/h.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Esses testes são realizados principalmente à noite, para causar menos transtornos aos moradores. E eles visam analisar o nível de ruído, a eficiência da varredura, a operação, benefícios e limitações do varredor de rua autônomo.
A ideia é que a máquina possa trabalhar de forma autônoma. Porém, para garantir a segurança durante a fase de testes, o funcionamento dela é acompanhado por um operador, embora a sua tecnologia tenha sido projetada para detectar obstáculos, como pedestres, que estejam na trajetória.
Após o sucesso do lançamento na cidade Helsinque, a empresa Trombia Technologies planeja realizar dez programas-piloto antes da pré-venda do seu veículo varredor elétrico, prevista para ter início no primeiro trimestre de 2022.
Veja Também: Veículos autônomos ganham força em smart cities europeias
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Um só Planeta - Globo, Executiva do Bem.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.