Essa é para os entusiastas do famoso telescópio James Webb, recentemente lançado ao espaço. Exatamente no dia de Natal de 2021, o Observatório Sonear, Observatório Austral para Pesquisa de Asteroides Próximos à Terra, ou Sonear Observatory - especializado em estudar asteroides e cometas -, instalado em Oliveira, Minas Gerais, capturou imagens do próprio James Webb e do seu booster voando em direção ao ponto de Lagrange.
Essas imagens foram feitas por um telescópio 280 mm F2.2 e analisadas por meio de um software que costuma ser utilizado para identificar asteroides. Foram 30 registros de 10 segundos cada. E eles aconteceram apenas após 12 horas do lançamento do telescópio e momentos antes da manobra de ajuste de trajetória feita pelo telescópio espacial.
A saber, o Observatório Sonear foi criado pelos astrônomos amadores Cristóvão Jacques e João Ribeiro que, posteriormente, convidaram o advogado Eduardo Pimentel, também entusiasta da astronomia, para compor o time.
A imagem e o vídeo a seguir explicam bem como aconteceu este registro feito pelo observatório brasileiro. Confira!
Mais detalhes sobre o telescópio James Webb? Recomendamos que você leia a nossa matéria especial e ainda confira as imagens compartilhadas a seguir!
Fontes: Olhar Digital.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.