Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O uso de TI na gestão das obras – agilidade e precisão para as construtoras

por Engenharia 360 | 05/12/2013
Copiado!

Todos sabem que o crescimento acentuado da Engenharia nos últimos anos ampliou a necessidade das empresas do setor em terem mais controle das suas atividades, situação possível apenas através de um gerenciamento detalhado e efetivo. Com uma demanda cada dia maior e mão-de-obra escassa, como obter sucesso na gestão das obras? É nesse momento que entram sistemas específicos para o setor, soluções que sejam capazes não só de controlar fluxo de caixa, movimentações financeiras e realizar requisições de materiais. Gerenciar é muito mais amplo que isso, é ser estratégico, é ter dados, relatórios e condições de mudar o rumo das coisas antes que elas cheguem a um ponto crítico.

90t.i nova logoA 90 Tecnologia da Informação é uma empresa de Belo Horizonte fundada há mais de 27 anos que optou pelo desenvolvimento de softwares específicos para a Engenharia. Hoje a 90t.i possui dois sistemas, Compor 90 e Gestor 90, que juntos abrangem desde a realização do orçamento das obras até a sua conclusão. A empresa conta atualmente com clientes em todos os estados brasileiros e também em alguns outros países, como Angola, Gana, Guiné Equatorial, Venezuela e República Dominicana. Até mesmo empresas conhecidas mundialmente, como a Vale S/A e a Petrobras, também usam as ferramentas da 90t.i.
 
Voltado para a elaboração de orçamentos e planejamento de obras, o Compor 90 é hoje uma referência nacional para a área, sendo bastante elogiado e indicado por diversos especialistas, além de estar presente em 7 das 10 maiores construtoras brasileiras. O sistema possui uma grande variedade de bancos de dados e composições, já com seus insumos e os preços de referência fornecidos pelos principais órgãos do país. Isso é um fator que agiliza e facilita consideravelmente o trabalho dos orçamentistas. Vale ressaltar o quanto os profissionais de orçamento de obras estão valorizados no mercado, visto a extrema importância desta atividade para o sucesso da empresa. Orçamentos mal feitos resultam em prejuízo, e prejuízo resulta na falência da empresa ou mesmo demissões em massa para que a empresa não quebre.
 

software-acompanhamento-de-obras

Tela de gerenciamento de obras, onde o usuário consegue obter relatórios de Medição x Produção, identificando antecipadamente possíveis gargalos

 
E o principal, que é o acompanhamento do que foi orçado e planejado? Muitas construtoras ainda não compreenderam a importância do gerenciamento das obras, mas pouco a pouco as próprias dificuldades do dia-a-dia estão influenciando na mudança de perfil dos gestores. A 90t.i oferece dentro do sistema Gestor 90, um módulo completo e indispensável, chamado Gestão de Obras ou simplesmente GEOB. Através dele é possível gerar relatórios diversos, comparar previsto x realizado com detalhamento de conteúdo, controlar subempreiteiros, identificar gargalos e evitar que a “bomba exploda” na reta final da obra. O que um profissional precisa para se antecipar aos problemas durante a execução de uma obra ele consegue obter através do uso do Gestor 90.
 

software-analise-de-consumo-obra

Os softwares da 90t.i permitem a criação de relatórios personalizados para análise dos gestores das obras

 
Vale a pena conferir o site da 90t.i (www.noventa.com.br) para conhecer com mais detalhes cada software. A empresa realiza também demonstrações presenciais e via web para apresentar as principais funcionalidades dos produtos de uma forma mais completa e dinâmica. Em breve os leitores do Blog da Engenharia terão acesso a uma promoção especial da 90t.i que será divulgada com todos os seus detalhes. Aguardem!

***

selo-post-patrocinado-bde

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários