Imagina pertencer ao mundo encantado da Disney! Sabia que há engenheiros trabalhando lá dentro também? Saiba mais sobre isto!
Desde a reserva até os passeios, grande parte das experiências vividas pelos turistas no Mundo Mágico de Walt Disney é, de certa forma, tocada por um Engenheiro de Produção: eles estão presentes em áreas como manutenção, operações, resorts e transportes. E este artigo aborda algumas de suas funções que contribuem para uma viagem perfeita.

“Sempre que eu vou a um passeio, estou sempre pensando no que está errado com aquilo e como isto pode ser melhorado” (Walt Disney)
Tudo começa com uma reserva…
O centro de reservas da Disney recebe cerca de 10 milhões de ligações por ano. Para oferecer uma boa experiência aos clientes desde o princípio, engenheiros desenvolvem projetos estratégicos e definem metas para diminuir o tempo de espera e tornar o processo o mais eficiente possível, trabalhando desde o treinamento dos funcionários até a capacidade necessária para atender a demanda de ligações.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O grande dia chegou, vamos para o hotel!
Ao chegar ao mundo mágico, a primeira coisa a se fazer é o check-in em um dos mais de 25 resorts disponíveis. Para lidar com os mais de 6 milhões de check-ins anuais, os engenheiros de produção definem os melhores arranjos, medem os impactos de novas ferramentas e sistemas e conduzem análises de capacidade de demanda; além disso, definem a quantidade de check-in lobbies necessários e otimizam o processo de entrega de bagagens aos quartos.
Leia Mais
Já nos quartos, o engenheiro deve gerenciar a cadeia de suprimentos e o sistema de inventário para oferecer a quantidade certa de toalhas e roupas de cama limpas para cada uma das cerca de 25 mil unidades e garantir que este processo seja confiável.
Do hotel para os parques de diversão…
Para que os turistas cheguem aos seus destinos com o menor tempo de espera e o horário desejado, o engenheiro de produção utiliza-se de pesquisa operacional e modelagem para obter o número ótimo de rotas, ônibus e outros meios de transporte pelo complexo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Hora das compras!
Cada loja do complexo Walt Disney pode fazer até 2 bilhões de transações por ano. Para gerenciar o alto número de operações das lojas, o papel do engenheiro aqui é análise de capacidade de demanda, amostragem do trabalho e melhoria dos processos de forma a otimizar o fluxo de consumidores e, ao mesmo tempo, minimizar o tempo de espera. Em relação à alimentação, o profissional deve determinar o número ótimo de atendentes, mesas, restaurantes e gerenciar a eficiência geral das operações. Adicionalmente, para que todo o comércio funcione é necessário um bom gerenciamento dos armazéns que estocam os produtos.
Vamos às novas atrações…
Ao considerar abrir novas atrações, vários aspectos são parte do trabalho do engenheiro de produção: capacidade, gerenciamento das filas e fluxo de pessoas; depois de aberta, é sua responsabilidade gerenciar os tempos de espera, rendimento, utilização e efeitos gerais na dinâmica do parque.
Que tal um cruzeiro?
O engenheiro suporta os cruzeiros administrando operações do dia-a-dia através de melhorias de processos, simulação e análise da cadeia de suprimentos, além de ajudar a definir novos destinos e expansões.
O que vem por aí?
Para o futuro do mundo mágico, o Engenheiro de Produção vai ajudar a desenvolver novos produtos ou serviços e aplicar as melhores práticas para construir novos parques temáticos ao redor do mundo.
E você, já pensou em como o Engenheiro de Produção contribui para o funcionamento de um dos parques mais famosos do mundo? Deixe seu comentário!
Veja Também: Arquitetura da Disney: saiba qual a inspiração destas obras temáticas e os arquitetos do seu planejamento
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: iienet2.
Comentários

Jéssica Dias
Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de três anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras. @engjessicadias