Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Dirigimos o Novo Troller T4 e visitamos a fábrica no Ceará

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 29/07/2014 5 min

Dirigimos o Novo Troller T4 e visitamos a fábrica no Ceará

por Eduardo Mikail | 29/07/2014
Copiado!
Eduardo Mikail

Eduardo Mikail

Fomos ao Ceará, à convite da Troller, conhecer a nova fábrica da montadora que passou por processo de ampliação e modernização com a introdução de novas tecnologias de produção e, – é claro! – fazer test drive com o novo Troller T4 na estrada e nas dunas de Cumbuco-CE, que lugar maravilhoso! Confere aí como foi:
[youtube //youtu.be/cZiIpbiLmII]
A Troller, que é uma montadora 100% nacional enraizada em Horizonte, no Ceará, lançou a nova geração do totalmente revitalizado T4. Essa renovação vai da carroceria, passando pelo design, até a motorização. Realmente um novo carro!
O novo jipe, que chega às concessionárias em agosto, foi um grande projeto para os engenheiros que recriaram o antigo T4 e tinham o desafio de torná-lo um utilitário “misto” sem perder a essência off-road.

Karina Simões

Karina Simões

+ DESIGN

O projeto 100% criado pela engenharia brasileira, tem um design mais moderno e arrojado, e ao mesmo tempo mantém o seu legítimo DNA off-road. Com tudo para ser um veículo de uso misto, o utilitário tem um desenho “musculoso” que demonstra sensação de robustez e força que ele pode oferecer aliados à segurança e proteção.

“Desde o seu surgimento, o Troller T4 é um carro guerreiro e campeão em disposição off-road. Fomos buscar essa história para criar o novo produto, que traduz a personalidade do Novo T4, a vontade de desbravar, a autonomia de ir aonde quiser e retornar com essência jovial”, diz João Marcos Ramos, chefe de design da Ford e Troller.

O Novo T4 estará disponível em diversas opções de cores, com texturas premium: as perolizadas verde Mauritânia, laranja Nazca e verde Maragogi; as metálicas azul Maresias e prata Geada; e as sólidas preto Mendoza, amarelo Dakar, vermelho Arizona e branco Diamante II. Além disso, a Troller irá produzir cores especiais sob encomenda, para aqueles que gostam de personalizar e deixar o veículo ao máximo do seu gosto. Para as mulheres, até mesmo da cor do seu esmalte favorito!

Eduardo Mikail

Eduardo Mikail

+ INTERIOR, CONFORTO E TECNOLOGIA

Internamente, o carro impressiona pelas novidades, não é mais aquele jipe “pelado” que conhecíamos. Com painel mais moderno (nada de muita sofisticação), tem pré-disposição para instalação de equipamentos de navegação como GPS e bancos revestidos em couro. E mais, tem teto solar duplo de vidro que garante uma claridade natural e um contato maior com a natureza.

Silencioso e com ótima acústica, o Novo Troller conta com ar condicionado digital dual zone, sistema de som com conectividade via Bluetooth, entradas auxiliar e USB, vidros e retrovisores elétricos, e lanternas de LED. As rodas são de 17 polegadas em alumínio e os pneus de uso misto.

Se você achava que com o novo modelo iria poder carregar mais bagagem, se enganou. Com porta-malas pequeno, não é o mais recomendado para viajar em família ou com mais de 3 pessoas. Já para uma viagem a dois, os bancos traseiros rebatem e oferecem um bom espaço para as bagagens. Além disso, o que tem de ótimo espaço interno para o motorista e passageiro, peca para quem andar no banco de trás.

Divulgação

Divulgação

+ SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE

Como todo e bom jipe, em que seu habitat natural é off-road, com o T4 não é diferente, ele é um veículo robusto e passa confiança na hora de encarar uma trilha, além de ser uma opção para quem gosta de manter o espírito aventureiro também na cidade. Mas um aspecto que me chamou atenção foi a dificuldade na troca de marchas, o cambio é curto e você fica sem saber ao certo se a marcha engatou, e se realmente foi a marcha certa.
A falta de airbag, uma brecha na legislação de veículos da categoria permite que off-roads não tenham tal equipamento de segurança. Os freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e de distribuição eletrônica de frangem (EBD), reconhecem o tipo de solo e garantem o controle.
O novo chassi foi projetado com perfil retangular fechado para suportar os tradicionais impactos das trilhas, e a carroceria, desenvolvida em estrutura metálica tubular, aumentando ainda mais a segurança para quem estiver dentro do carro.
Karina Simões

Karina Simões

+ MOTOR, CONSUMO, E DESEMPENHO

Mais forte e economico, o novo Troller T4 é equipado com o já conhecido motor da Ford Ranger, o Duratorq de 3.2 Diesel de 5 cilindros e 200 cv de potência. Com transmissão manual de 6 velocidades e torque de 470 Nm, o utilitário possui um consumo médio de 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

Apesar de fácil de usar, o comando eletrônico de tração é feito através de um pequeno botão no console (não muito funcional dependendo da situação), com três opções variáveis para as diferentes condições de terreno: 4×2 (convencional), 4×4 High (altas velocidades) e 4×4 Low (trilhas pesadas que requerem baixas velocidades). Ainda que, mesmo podendo fazer a mudança com o veículo em movimento, para aqueles jipeiros mais antigos o tradicional sistema por alavanca poderá fazer falta.

Karina Simões

Karina Simões

+ PREÇO E CUSTO-BENEFÍCIO

O Novo Troller chega com preço a partir de R$ 110.990,00. E ainda você pode customizar do seu jeito com mais de 130 itens opcionais, desde a cor personalizada até equipamentos como guincho, snorkel, pneus lameiros, protetores diversos, entre outros.

Como eu disse, para quem tem espírito aventureiro e busca um carro com essas características no dia-a-dia da cidade, talvez esse seja o carro ideal para se ter na garagem.

Quer saber mais sobre o Novo Troller T4? Acesse www.troller.com.br

CONFIRA A GALERIA COMPLETA DE FOTOS DO NOVO TROLLER T4:

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários