Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O sucesso dos materiais ecológicos na construção

por Larissa Fereguetti | 09/06/2013
Copiado!

A procura por produtos ecologicamente corretos está cada vez maior. Produtos desse tipo são conhecidos como “ecofriendly” e fazem sucesso mediante o apelo por um mundo mais verde. A demanda por construções sustentáveis faz com que o mercado de material de construção ecológico esteja aquecido.

Segundo um relatório da Navigant Research, haverá um crescimento de aproximadamente 120% até 2020. De acordo com o estudo, regulamentações que priorizam redução dos custos dos materiais, eficiência energética e design ecológico impulsionam o mercado de edifícios verdes.

Por falar em design ecológico, a novidade é um concreto colorido ecoeficiente desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Eles conseguiram desenvolver um material com alta resistência e baixo custo.

 alta-no-mercado-de-material-de-construção-ecológico-blog-da-engenharia

Concreto Colorido Ecoeficiente é também o nome da competição realizada pela Indústria Brasileira do Concreto. No ano passado o primeiro lugar ficou com esses estudantes da UFPR pelo desenvolvimento de dois corpos de prova, um amarelo e um vermelho, tendo destaque em várias categorias, como resistência, ausência de bolhas de ar e homogeneidade da coloração.

Superando alguns problemas, como o da adição de pigmentos resultando em menor resistência, a maior dificuldade do grupo foi reduzir a quantidade de aglomerantes, como o cimento, que são substâncias caras e poluentes.

Embora a produção desse concreto ainda seja mais cara que o convencional, a economia indica que há uma tendência futurística positiva para o material.

 
Fonte: Planeta Sustentável; Ciência Hoje

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários