A procura por produtos ecologicamente corretos está cada vez maior. Produtos desse tipo são conhecidos como “ecofriendly” e fazem sucesso mediante o apelo por um mundo mais verde. A demanda por construções sustentáveis faz com que o mercado de material de construção ecológico esteja aquecido.
Segundo um relatório da Navigant Research, haverá um crescimento de aproximadamente 120% até 2020. De acordo com o estudo, regulamentações que priorizam redução dos custos dos materiais, eficiência energética e design ecológico impulsionam o mercado de edifícios verdes.
Por falar em design ecológico, a novidade é um concreto colorido ecoeficiente desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Eles conseguiram desenvolver um material com alta resistência e baixo custo.
Concreto Colorido Ecoeficiente é também o nome da competição realizada pela Indústria Brasileira do Concreto. No ano passado o primeiro lugar ficou com esses estudantes da UFPR pelo desenvolvimento de dois corpos de prova, um amarelo e um vermelho, tendo destaque em várias categorias, como resistência, ausência de bolhas de ar e homogeneidade da coloração.
Superando alguns problemas, como o da adição de pigmentos resultando em menor resistência, a maior dificuldade do grupo foi reduzir a quantidade de aglomerantes, como o cimento, substâncias caras e poluentes.
Embora a produção desse concreto ainda seja mais cara que o convencional, a economia indica que há uma tendência futurística positiva para o material.
Fonte: Planeta Sustentável; Ciência Hoje.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.