Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

O crescimento da intralogística no Brasil

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 11/06/2013 3 min

O crescimento da intralogística no Brasil

por Engenharia 360 | 11/06/2013
Copiado!

Intralogística pode representar 25% dos gastos com as operações de uma organização

Em um cenário econômico cada vez mais competitivo, as empresas precisam ser eficientes em todos os seus processos para evitar perdas e otimizar custos. A intralogística, definida como a movimentação de materiais dentro dos armazéns, unidades fabris e centro de distribuições, é um dos setores que muito contribuem para a busca da competitividade.

Intralogística-logistica-blog-da-engenharia

De acordo com Eduardo Banzato, diretor da IMAM Consultoria, a falta de conscientização em relação às perdas relacionadas com a intralogística é um dos desafios que o setor enfrenta no Brasil. Por serem considerados outros tipos de custos operacionais, as perdas podem representar até 25% dos gastos com as operações de uma organização. Além de empilhadeiras, a intralogística compreende engloba também provedores de serviços, sistemas de automação e estocagem, tecnologia da informação e outros processos.

Visando debater os gargalos e as oportunidades da intralogística no Brasil, a 28ª edição da MOVIMAT, que será promovida entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), colocará em questão os desafios do setor e trará as últimas novidades e tendências mundiais na área.

“O setor de intralogística é ainda pouco valorizado pelas organizações no geral, pois ainda não é visto como uma possível solução para os problemas de infraestrutura do Brasil. Essa visão acaba impossibilitando o desenvolvimento de facilidades e benefícios governamentais que incentivariam o desenvolvimento do setor”, afirma Banzato.

O consultor avalia que à medida que o mercado investir no planejamento das operações logísticas, em um nível de profundidade que considere as soluções de intralogística, as cadeias de suprimentos serão mais competitivas mundialmente. Para isso, a necessário investir não somente em automação e tecnologia, mas também na qualificação profissional.

“Muitas das oportunidades oferecidas pelo setor são decorrentes de análises e estudos mais aprofundados, que demandam conhecimentos em estatísticas, pesquisa operacional e outros assuntos que são esquecidos na formação profissional”, ressalta Banzato.

logistica-intralogistica-blogadaengenharia

Pesquisas apontam que uma empresa que investe em intralogística tem uma visão mais clara de seus custos operacionais, identificando onde e quando investir em soluções, além de possibilitar à companhia compreender o real papel dos profissionais em cada atividade realizada e assim gerar produtos e serviços com mais qualidade e maior produtividade.

Para Banzato, o momento da intralogística no Brasil é de desenvolvimento contínuo e maiores investimentos em soluções e tecnologias, além de importar conhecimentos de mercados onde o setor já possui maior importância, principalmente na área de desenvolvimento profissional da mão de obra.

“É necessário criar oportunidades para que a comunidade profissional envolvida na área possa se encontrar e debater as questões referentes à intralogística no país. A MOVIMAT, por exemplo, é uma boa oportunidade para essa troca de informações, pois os envolvidos na feira trazem consigo uma série de conhecimentos relacionados à área, além de visualizar soluções e novidades disponíveis ao mercado brasileiro”, finaliza o diretor da IMAM Consultoria.

A MOVIMAT, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, será realizada simultaneamente à Transporte & Logística Brasil, VUC Expo e Conferência Nacional de Logística. A empresa conta com um amplo portfólio de eventos na área de transporte e logística pelo mundo. Promove em Paris, na França, os eventos Sitl Europe, Supply Chain Event, Eco Transport & Logistic, Intralogistics Paris e Sitl Logistics Solution. Na Índia, realiza os eventos India Warehousing Show e India Transport & Logistica Show, em Nova Délhi e India Cold Chain Show, em Bombaim. A Reed Exhibitions é responsável ainda pelo Supply Chain & Transportation USA, em Atlanta (EUA) e Material Handling, em Bangok (Tailândia).

Mais informações:

28ª Movimat – Feira Internacional de Intralogística
Data: 17 a 19 de setembro
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
www.expomovimat.com.br

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários