Engenharia 360

[#engenhariatransforma] Duas histórias de alunos que surpreenderam seus professores

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/09/2021 4 min

A engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor! Conheça essas duas lindas histórias que provam que o mundo pode ser melhor!

[#engenhariatransforma] Duas histórias de alunos que surpreenderam seus professores

por Redação 360 | 13/09/2021

A engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor! Conheça essas duas lindas histórias que provam que o mundo pode ser melhor!

Engenharia 360

Muitas vezes, neste site, nós comentamos como a Engenharia, Ciência e Tecnologia podem transformar a vida das pessoas. Bem, por isso mesmo é que é tão bom compartilhar algumas dessas histórias ocasionalmente. A ideia é tocar os corações daqueles que possam fazer a diferença e fazer do nosso mundo um lugar melhor!

Histórias ‘Engenharia Transforma’

A cadeira de rodas

Um grupo de alunos da Escola de Ensino Média de Bullis, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, construíram uma cadeira de rodas para o marido de uma querida professora de teatro, Chelsie King. O casal tinha um bebê, mas o pai não o conseguia levá-lo para passear, pois tinha tido o seu equilíbrio corporal comprometido depois de uma cirurgia para remover anos antes um tumor cerebral.

Foi sabendo dessa triste história que o grupo tomou uma importante decisão: construir uma cadeira de rodas para o marido da professora! E justamente foi esse feito que fez com que a instituição de ensino ganhasse dois prêmios de reconhecimento internacional!

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Revista Crescer – Globo

Veja Também: Exemplo de amor, pai constrói exoesqueleto para filho caminhar

A execução da ideia

Os estudantes criaram dois dispositivos que permitissem que o marido de sua professora levasse, em cadeira de rodas, o filho para passear sem precisar de auxílio de terceiros. A execução do projeto só foi possível graças a outro professor colega, Matt Zigler, docente de uma disciplina chamada “Construindo para o bem comum”, que se dedicava a projetar produtos para ajudar a sociedade em geral.

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Escola de Lucifer
engenharia transforma
Imagem reproduzida de Gospel Prime

“Este foi o projeto de maior sucesso que fizemos nos três anos em que dei essa aula, e acho que muito disso tem a ver com o fato de que era alguém da nossa comunidade e então os alunos estavam realmente motivados a continuar tentando e testando diferentes ideias, design e redesenho.”,

“Acho que o fato de os alunos saberem que seria usado, tornou aquilo mais real para eles, e eles sabiam que, por isso, precisava ser algo bom.”

– Matt Zigler, em reportagem de Razões para Acreditar.

“No ensino médio, você assiste a muitas aulas e não aproveita muito além do que será útil na faculdade. Com esse projeto, fui capaz de ajudar uma pessoa, o que não é algo que você geralmente faz em uma matéria do ensino médio.”

– aluno Jacob Zlotnitsky.

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Tudo do Bem – iG

Ambas as cadeiras foram criadas com materiais de baixo custo em um sistema de engenharia bem simples, com ajuda de uma impressora 3D. O primeiro é destinado para recém-nascidos e crianças pequenas; trata-se de um assento de carro para cadeira de rodas. O segundo, para crianças mais velhas; um equipamento para acoplar um carrinho infantil à cadeira de rodas.

O óculos “mágico”

Agora é a vez de falar sobre a surpresa que um ex-aluno aqui no Brasil fez para o seu professor de inglês, que é daltônico. Leo Vieira trouxe para o país, direto dos Estados Unidos, um óculos especial que pode “resgatar” as cores não vistas pelas pessoas que sofrem desse problema.

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Novo Advento Rádio On-Line

‘Uau, o céu é azul!’, assim disse o professor na hora que colocou os óculos e olhou ao redor pela primeira vez com o dispositivo. Ele pode ver as cores azul e verde, entre outras; uma experiência que ele jamais teve em sua vida antes. Conforme o seu aluno, era um jeito de retribuir todo o carinho que o profissional dedicou às suas classes. Nesse caso, a engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor!

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Veja Também: Óculos ajuda pessoas daltônicas a enxergar cores reais


Fontes: Razões para Acreditar, Razões para Acreditar.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo