A engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor! Conheça essas duas lindas histórias que provam que o mundo pode ser melhor!
Muitas vezes, neste site, nós comentamos como a Engenharia, Ciência e Tecnologia podem transformar a vida das pessoas. Bem, por isso mesmo é que é tão bom compartilhar algumas dessas histórias ocasionalmente. A ideia é tocar os corações daqueles que possam fazer a diferença e fazer do nosso mundo um lugar melhor!
Histórias ‘Engenharia Transforma’
A cadeira de rodas
Um grupo de alunos da Escola de Ensino Média de Bullis, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, construíram uma cadeira de rodas para o marido de uma querida professora de teatro, Chelsie King. O casal tinha um bebê, mas o pai não o conseguia levá-lo para passear, pois tinha tido o seu equilíbrio corporal comprometido depois de uma cirurgia para remover anos antes um tumor cerebral.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Foi sabendo dessa triste história que o grupo tomou uma importante decisão: construir uma cadeira de rodas para o marido da professora! E justamente foi esse feito que fez com que a instituição de ensino ganhasse dois prêmios de reconhecimento internacional!

Veja Também: Exemplo de amor, pai constrói exoesqueleto para filho caminhar
Leia Mais
A execução da ideia
Os estudantes criaram dois dispositivos que permitissem que o marido de sua professora levasse, em cadeira de rodas, o filho para passear sem precisar de auxílio de terceiros. A execução do projeto só foi possível graças a outro professor colega, Matt Zigler, docente de uma disciplina chamada “Construindo para o bem comum”, que se dedicava a projetar produtos para ajudar a sociedade em geral.


“Este foi o projeto de maior sucesso que fizemos nos três anos em que dei essa aula, e acho que muito disso tem a ver com o fato de que era alguém da nossa comunidade e então os alunos estavam realmente motivados a continuar tentando e testando diferentes ideias, design e redesenho.”,
“Acho que o fato de os alunos saberem que seria usado, tornou aquilo mais real para eles, e eles sabiam que, por isso, precisava ser algo bom.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
– Matt Zigler, em reportagem de Razões para Acreditar.
“No ensino médio, você assiste a muitas aulas e não aproveita muito além do que será útil na faculdade. Com esse projeto, fui capaz de ajudar uma pessoa, o que não é algo que você geralmente faz em uma matéria do ensino médio.”
– aluno Jacob Zlotnitsky.

Ambas as cadeiras foram criadas com materiais de baixo custo em um sistema de engenharia bem simples, com ajuda de uma impressora 3D. O primeiro é destinado para recém-nascidos e crianças pequenas; trata-se de um assento de carro para cadeira de rodas. O segundo, para crianças mais velhas; um equipamento para acoplar um carrinho infantil à cadeira de rodas.
O óculos “mágico”
Agora é a vez de falar sobre a surpresa que um ex-aluno aqui no Brasil fez para o seu professor de inglês, que é daltônico. Leo Vieira trouxe para o país, direto dos Estados Unidos, um óculos especial que pode “resgatar” as cores não vistas pelas pessoas que sofrem desse problema.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

‘Uau, o céu é azul!’, assim disse o professor na hora que colocou os óculos e olhou ao redor pela primeira vez com o dispositivo. Ele pode ver as cores azul e verde, entre outras; uma experiência que ele jamais teve em sua vida antes. Conforme o seu aluno, era um jeito de retribuir todo o carinho que o profissional dedicou às suas classes. Nesse caso, a engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor!

Veja Também: Óculos ajuda pessoas daltônicas a enxergar cores reais
Fontes: Razões para Acreditar, Razões para Acreditar.
Comentários
