Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

[#engenhariatransforma] Duas histórias de alunos que surpreenderam seus professores

por Redação 360 | 13/09/2021

A engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor! Conheça essas duas lindas histórias que provam que o mundo pode ser melhor!

Muitas vezes, neste site, nós comentamos como a Engenharia, Ciência e Tecnologia podem transformar a vida das pessoas. Bem, por isso mesmo é que é tão bom compartilhar algumas dessas histórias ocasionalmente. A ideia é tocar os corações daqueles que possam fazer a diferença e fazer do nosso mundo um lugar melhor!

Histórias ‘Engenharia Transforma’

A cadeira de rodas

Um grupo de alunos da Escola de Ensino Média de Bullis, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, construíram uma cadeira de rodas para o marido de uma querida professora de teatro, Chelsie King. O casal tinha um bebê, mas o pai não o conseguia levá-lo para passear, pois tinha tido o seu equilíbrio corporal comprometido depois de uma cirurgia para remover anos antes um tumor cerebral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi sabendo dessa triste história que o grupo tomou uma importante decisão: construir uma cadeira de rodas para o marido da professora! E justamente foi esse feito que fez com que a instituição de ensino ganhasse dois prêmios de reconhecimento internacional!

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Revista Crescer – Globo

Veja Também: Exemplo de amor, pai constrói exoesqueleto para filho caminhar

A execução da ideia

Os estudantes criaram dois dispositivos que permitissem que o marido de sua professora levasse, em cadeira de rodas, o filho para passear sem precisar de auxílio de terceiros. A execução do projeto só foi possível graças a outro professor colega, Matt Zigler, docente de uma disciplina chamada “Construindo para o bem comum”, que se dedicava a projetar produtos para ajudar a sociedade em geral.

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Escola de Lucifer
engenharia transforma
Imagem reproduzida de Gospel Prime

“Este foi o projeto de maior sucesso que fizemos nos três anos em que dei essa aula, e acho que muito disso tem a ver com o fato de que era alguém da nossa comunidade e então os alunos estavam realmente motivados a continuar tentando e testando diferentes ideias, design e redesenho.”,

“Acho que o fato de os alunos saberem que seria usado, tornou aquilo mais real para eles, e eles sabiam que, por isso, precisava ser algo bom.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

– Matt Zigler, em reportagem de Razões para Acreditar.

“No ensino médio, você assiste a muitas aulas e não aproveita muito além do que será útil na faculdade. Com esse projeto, fui capaz de ajudar uma pessoa, o que não é algo que você geralmente faz em uma matéria do ensino médio.”

– aluno Jacob Zlotnitsky.

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Tudo do Bem – iG

Ambas as cadeiras foram criadas com materiais de baixo custo em um sistema de engenharia bem simples, com ajuda de uma impressora 3D. O primeiro é destinado para recém-nascidos e crianças pequenas; trata-se de um assento de carro para cadeira de rodas. O segundo, para crianças mais velhas; um equipamento para acoplar um carrinho infantil à cadeira de rodas.

O óculos “mágico”

Agora é a vez de falar sobre a surpresa que um ex-aluno aqui no Brasil fez para o seu professor de inglês, que é daltônico. Leo Vieira trouxe para o país, direto dos Estados Unidos, um óculos especial que pode “resgatar” as cores não vistas pelas pessoas que sofrem desse problema.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Novo Advento Rádio On-Line

‘Uau, o céu é azul!’, assim disse o professor na hora que colocou os óculos e olhou ao redor pela primeira vez com o dispositivo. Ele pode ver as cores azul e verde, entre outras; uma experiência que ele jamais teve em sua vida antes. Conforme o seu aluno, era um jeito de retribuir todo o carinho que o profissional dedicou às suas classes. Nesse caso, a engenharia além de inspirar, ensina que a vida pode ser mais cheia de amor!

engenharia transforma
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Veja Também: Óculos ajuda pessoas daltônicas a enxergar cores reais


Fontes: Razões para Acreditar, Razões para Acreditar.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.