Engenharia 360

O que é e como fazer um Levantamento Arquitetônico?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 11/04/2024 | Atualizado há 3 horas 5 min
Imagem de Freepik

O que é e como fazer um Levantamento Arquitetônico?

por Simone Tagliani | 11/04/2024 | Atualizado há 3 horas
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Profissionais ligados à área da construção civil, como arquitetos, engenheiros e arqueólogos, necessitam de um certo conjunto de informações para desenvolver, adequadamente, o seu trabalho. Todos os dados disponíveis, sobre os elementos de interesse dos profissionais, precisam estar detalhados no papel. Mas, edificações antigas, por exemplo, costumam não possuir mais qualquer registro de projeto.

Antes de uma atualização de cadastro ou regularização de imóveis junto à prefeitura, do desenvolvimento de projetos auxiliares, do PPCI - Plano de Proteção Contra Incêndio – e de reformas, ampliações e adequações, estas dúvidas precisam ser sanadas. Devem-se encontrar meios de se identificar a exata configuração espaço existente. E esta etapa de estudo é chamada de levantamento de dados ou levantamento arquitetônico. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Levantamento Arquitetônico
(imagem extraída de Pixabay)

O que é levantamento arquitetônico?

O levantamento arquitetônico é uma etapa crucial para qualquer projeto de construção ou reforma. Através da medição precisa e detalhada da edificação, 'as built', é possível obter informações essenciais (sem verificação de estruturas e sistemas não aparentes) para o desenvolvimento de plantas baixas, cortes, elevações e outros documentos técnicos para Estudo Preliminar, do Anteprojeto, do Projeto Legal e do Projeto Executivo. E toda essa anotação, realizada manualmente em um papel, logo é convertida em um projeto real.

Levantamento Arquitetônico
(imagem extraída de Pixabay)

Os dados coletados serão, posteriormente, representados graficamente em plantas baixas e elevações. Tudo isso será usado em projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos, em cálculos de áreas, volumes, cargas e mais. Claro que irregularidades nas paredes, como prumo e empenas, ou instalações desconhecidas, poderão ser um desafio para os profissionais realizarem um bom aevantamento arquitetônico.

Quais os benefícios do levantamento arquitetônico?

  • Precisão: Garante a exatidão das medidas da edificação, evitando erros e retrabalho.
  • Segurança: Permite a identificação de possíveis problemas estruturais e de segurança.
  • Economia: Evita custos adicionais com projetos mal elaborados ou reformas desnecessárias.
  • Agilidade: Agiliza o processo de desenvolvimento de projetos e a execução de obras.

Veja Também:

Engenharia Civil x Arquitetura: qual escolher?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como fazer um levantamento arquitetônico?

Materiais necessários

Para realizar o levantamento arquitetônico, podem-se combinar técnicas bem avançadas. Já se utilizam, no mercado, trenas eletrônicas a laser, aplicativos de celular, softwares de computador e outros equipamentos de ponta durante a etapa. Porém, os instrumentos tradicionais ainda são insubstituíveis.

Levantamento Arquitetônico
(imagem extraída de Pixabay)
levantamento arquitetônico
Imagem de Lukas Gehrer em Pixabay

Para um levantamento arquitetônico, leve consigo:

  • Uma prancheta ou caderno, lápis, borracha e canetas coloridas - Linhas de cores diferentes podem facilitar, posteriormente, a leitura das anotações.
  • Réguas, trena ou fita métrica.
  • Celular e/ou máquina fotográfica – Registros visuais do local ajudarão a confirmar as informações anotadas no papel.

Veja Também: Quais as Etapas Cruciais do Projeto Arquitetônico?

Passo a passo

Se você é o cliente, contrate um profissional qualificado. Depois, reúna a documentação necessária. Agende a visita técnica. Acompanhe o processo de levantamento. E eeceba os resultados e os utilize para o seu projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, se você é o profissional, aqui vão algumas dicas! Para captar todos os detalhes da edificação, algo necessário para a realização de projetos futuros, existem diversas técnicas de levantamento que podem ajudar, como o laser scanning. Mas, fazer croquis ou esboços à mão, já é um bom começo. O importante mesmo é anotar o maior número de informações, como detalhes estruturais, pontos elétricos, hidráulicos e mais.

levantamento arquitetônico
Imagem reproduzida de Conecta FG - Ferramentas Gerais

Itens que precisam ser medidos no levantamento arquitetônico:

  • O perímetro da edificação ou do ambiente estudado.
  • Alvenarias - incluindo suas espessuras.
  • Janelas – comprimento, altura e distância do chão, conhecido como peitoril.
  • Portas – comprimento e altura.
  • Detalhes estruturais – como degraus, pilares, vigas e inclinações do telhado.
  • Peças sanitárias – seu distanciamento das paredes.
  • Diferentes níveis – estabelecendo qual o nível zero, como ponto de referência.

Qual o produto final do levantamento arquitetônico?

Depois de realizar a coleta de dados, in loco, é o momento da elaboração dos desenhos técnicos, como as plantas baixas, os cortes, as elevações e os detalhes. Essa criação servirá de base para estudos futuros. O registro gráfico permite um melhor conhecimento de toda a complexidade geométrica, construtiva e dimensional da edificação. E para facilitar, softwares, como o AutoCAD e Revit, permitem essa expressão com maior perfeição.

Levantamento Arquitetônico
(imagem extraída de Pixabay)

O produto final do levantamento arquitetônico consiste nos seguintes registros:

  • Planta de situação e localização da edificação.
  • Planta de layout dos ambientes.
  • Registro de pontos elétricos e hidráulicos.
  • Especificações de pisos e tetos.
  • Elevações e cortes esquemáticos.
  • E também pode haver um Memorial Descritivo, contendo especificações de materiais existentes.
Levantamento Arquitetônico
(imagem extraída de Pixabay)

Considerações finais

Concluindo, o levantamento arquitetônico é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso de qualquer projeto de construção ou reforma. Ao seguir as dicas acima, você poderá obter um levantamento preciso e completo da sua edificação, evitando erros e custos adicionais.

O profissional que realizar um levantamento arquitetônico pode cobrar o serviço segundo a metragem da construção ou do ambiente em questão, em metros quadrados. Ou ainda, conforme a complexidade do imóvel, nível de detalhamento e distância do seu escritório. Se o cliente desejar um registro impresso dos desenhos, através de plotagem; ou uma gravação digital dos arquivos em nuvem, no formato PDF, deve-se cobrar um valor adicional.

Veja mais informações e dicas sobre levantamento arquitetônico no vídeo abaixo:

Veja Também:


Fontes: Wikipedia, Rodrigues Projetos, Mundo da Elétrica, Premium - Engenharia Inteligente.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo