O Engenharia 360 apresenta neste artigo o osciloscópio, um instrumento bastante utilizado pela Engenharia Eletrônica para a visualização e análise de onda de sinais elétricos ao longo de um período. Os dados obtidos - de variações frequência e outras características importantes - são exibidos em gráficos bidimensionais (via display gráfico), sendo o eixo horizontal (x) representando o tempo e o eixo vertical (y) representando a amplitude de sinal. Continue lendo para saber mais sobre essa ferramenta!
Como um osciloscópio funciona?
Antes de tudo, vale destacar que os engenheiros utilizam osciloscópio para o diagnóstico mais preciso de casos e desenvolvimento de solução de problemas em circuitos eletrônicos, bem como para o desenvolvimento de novos produtos e sistemas.
Em tese, o funcionamento de um é até bem simples. Ele envolve a captação de sinais elétricos através de ondas, conversão desses sinais em modelos digitais, e exibição da forma de onda resultante em uma tela. Para isso, uma sonda é conectada a um circuito ou dispositivo de análise. O osciloscópio lê o sinal, amplificando-o e transformando-o em um ponto luminoso que se move ao longo de um display, criando uma forma de onda. Fica a cargo do usuário interpretar os parâmetros exibidos em tela, como amplitude e frequência.
Quais os tipos de osciloscópios disponíveis no mercado?
Basicamente existem dois tipos de osciloscópios disponíveis no mercado: os analógicos e os digitais. O primeiro se vale de tubos de raios catódicos (CRT) para a exibição das formas de onda, oferecendo uma visão clássica e análoga ao sinal. Esses dispositivos são conhecidos por sua alta resolução e precisam, mas podem ser mais pesados e volumosos do que os modelos digitais.
Já os osciloscópios digitais (DSO) são capazes de converter sinais analógicos em dados digitais (ADCs), permitindo maior flexibilidade na análise. Os dados são exibidos em displays de LCD ou LED. E esses dispositivos ainda vêm com outros recursos avançados, como armazenamento de formas de onda, análise de espectro e interface com computadores.