O alumínio é um dos metais mais comuns e amplamente utilizados na engenharia. E sabe da última? Cientistas da Universidade Ateneo de Manila, nas Filipinas, descobriram como produzir, de forma simples e acessível, um alumínio transparente, conhecido como TALOx. Não, não é ficção científica; e imagine o impacto dessa descoberta em setores como eletrônica, automóveis e construção civil! Exploramos mais essa inovação, com todas as suas possíveis aplicações, no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O que é TALOx ou alumínio transparente
O novo alumínio transparente descoberto pelos cientistas das Filipinas é conhecido, como dissemos antes, como TALOx (óxido de alumínio transparente). Ao que tudo indica, ele é um material de excelentes características, com propriedades semelhantes às do vídeo. Por exemplo, alta durabilidade e resistência a arranhões e impactos. Algo semelhante já vinha sendo utilizado no setor de eletrônica e sensores ópticos, sobretudo como revestimento de proteção de dispositivos frágeis. Mas a sua produção sempre foi um desafio!
Tradicionalmente, a fabricação de TALOx exigia processos complexos e caros, envolvendo lasers de alta potência, câmeras de vácuo e ácidos altamente corrosivos. Tudo isso limitava demais a aplicação do próprio material - pelo menos em larga escala -, tornando-o acessível apenas para nichos específicos da indústria.
O novo método de produção
A nova técnica de produção do TALOx proposta pelos cientistas filipinos é chamada de “anodização em escala de gotículas”. Seria utilizando apenas eletricidade e microgotículas de solução ácida despejadas diretamente sobre pequenas superfícies do metal, em vez de submergir o alumínio em banhos químicos. A saber, a corrente elétrica passada pelo material teria apenas 2 volts - algo comparável com pilhas AA.
O processo todo dura apenas 10 minutos. Então, voilà, temos um alumínio ao nível de transparência semelhante ao vidro.
Quem entende um pouco de física vai entender que o segredo por trás dessa técnica é o fenômeno de eletroumectação, que permite controlar a interação dos líquidos com superfícies sólidas por meio de campos elétricos. Isso torna a anodização mais precisa e eficiente, resultando em um produto final de alta qualidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A sustentabilidade e o impacto ambiental
Os pesquisadores da Universidade Ateneo de Manila garantem que o novo método para produção de alumínio transparente é mais barato e eficiente, além de ser mais sustentável. Primeiro porque ele reduz bastante o desperdício químico e o consumo de energia, tornando a fabricação mais limpa e acessível - podemos dizer que até mais verde, em comparação com métodos tradicionais. Tudo isso permite que a adoção do TALOx finalmente possa ser em larga escala.
As possíveis aplicações do TALOx
O TALOx tem potencial para revolucionar realmente muitas áreas da indústria. Imagina telas de smartphones e tablets mais resistentes e painéis solares mais eficientes e duráveis. Na construção civil, poderia ser aplicado em janelas e fachadas de edifícios, tornando-os mais resistentes e eficientes energeticamente. E na indústria automotiva, ser usado em revestimentos de veículos, protegendo-os contra arranhões e impactos.
Outra ideia de aplicação muito boa para o TALOx ou alumínio transparente é na indústria óptica, em lentes de câmeras, óculos e outros dispositivos que exigem clareza visual podem se beneficiar dessa inovação. Para completar, o material poderia ser usado em transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados.
As perspectivas para o futuro da microeletrônica
Antes da indústria poder explorar o grande potencial do alumínio transparente, a ciência precisa superar alguns desafios. Por exemplo, para viabilizar a comercialização do material, antes é necessário resolver sua escalabilidade técnica. Mas aplicar em larga escala o TALOx não pode significar comprometer a qualidade dos produtos ou aumentar seus custos. E não podemos nos esquecer da aceitação do mercado e da adaptação dos setores industriais à nova tecnologia. Tudo isso precisa ser considerado!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com o avanço das pesquisas e o crescente interesse por materiais mais sustentáveis e inovadores, é provável que, em breve, vejamos, sim, o TALOx ou alumínio transparente sendo amplamente utilizado na engenharia. Isso deve impulsionar o aprimoramento da microeletrônica, permitindo a conversão de superfícies metálicas em camadas isolantes e transparentes de grande qualidade. Isso quer dizer dispositivos eletrônicos ainda mais poderosos e compactos.
Veja Também: Vergalhão de Fibra de Vidro: Como Usar e suas Vantagens
Fontes: Exame, EngenhariaÉ.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.