Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

360 Explica: O que é cota de arrasamento?

Engenharia 360
por Eduardo Slabocicor Cavalcanti
| 17/12/2018 2 min

360 Explica: O que é cota de arrasamento?

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 17/12/2018
Copiado!

Apesar de a nomenclatura parecer complicada, entender o que é cota de arrasamento é mais simples do que você imagina. Mas fique tranquilo(a), pois quando eu vi esse nome pela primeira vez na faculdade, também achei que fosse um “Bicho de 7 cabeças”, rs.

A cota de arrasamento é o nível em que o topo da estaca ou do tubulão deve ser deixada, removendo o excesso ou então completando-o, se for o caso. A cota de arrasamento deve ser definida de modo a deixar que a estaca e a armadura penetrem no bloco com um comprimento que possa garantir a transferência de esforços do bloco à estaca.

Cota de Arrasamento

Cota de Arrasamento

+ Cotas de Arrasamento na Prática:

Existe uma necessidade de preparar a “cabeça” das estacas para garantir uma ligação perfeita entre os elementos estruturais. Geralmente (não sendo regra), o concreto aplicado na cabeça da estaca pode ser de qualidade inferior, pois sempre que terminamos uma concretagem, acaba subindo um pouco de argamassa, faltando pedra britada e também existe a possibilidade de contaminação com o barro em volta das estacas, por isso, deve-se terminar a concretagem das estacas em, no mínimo 20cm da cota de arrasamento. Essa operação é completamente manual e geralmente é feita com o auxílio de um ponteiro + marreta e o sentido do corte deve ser sempre de baixo para cima.

Imagem: Exemplo de Cota de Arrasamento

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários