Apesar de a nomenclatura parecer complicada, entender o que é cota de arrasamento é mais simples do que você imagina. Mas fique tranquilo(a), pois quando eu vi esse nome pela primeira vez na faculdade, também achei que fosse um "Bicho de 7 cabeças", rs.
A cota de arrasamento é o nível em que o topo da estaca ou do tubulão deve ser deixada, removendo o excesso ou então completando-o, se for o caso. Ela deve ser definida de modo a deixar que a estaca e a armadura penetrem no bloco com um comprimento que possa garantir a transferência de esforços do bloco à estaca.
+ Cotas de Arrasamento na Prática:
Existe uma necessidade de preparar a "cabeça" das estacas para garantir uma ligação perfeita entre os elementos estruturais. Geralmente (não sendo regra), o concreto aplicado na cabeça da estaca pode ser de qualidade inferior, pois sempre que terminamos uma concretagem, acaba subindo um pouco de argamassa, faltando pedra britada e também existe a possibilidade de contaminação com o barro em volta das estacas, por isso, deve-se terminar a concretagem das estacas em, no mínimo 20cm da cota de arrasamento. Essa operação é completamente manual e geralmente é feita com o auxílio de um ponteiro + marreta e o sentido do corte deve ser sempre de baixo para cima.