Engenharia 360

O que é cota de arrasamento? | 360 Explica

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/12/2018 | Atualizado em 04/03/2021 2 min

O que é cota de arrasamento? | 360 Explica

por Redação 360 | 17/12/2018 | Atualizado em 04/03/2021
Engenharia 360

Apesar de a nomenclatura parecer complicada, entender o que é cota de arrasamento é mais simples do que você imagina. Mas fique tranquilo(a), pois quando eu vi esse nome pela primeira vez na faculdade, também achei que fosse um “Bicho de 7 cabeças”, rs.

A cota de arrasamento é o nível em que o topo da estaca ou do tubulão deve ser deixada, removendo o excesso ou então completando-o, se for o caso. Ela deve ser definida de modo a deixar que a estaca e a armadura penetrem no bloco com um comprimento que possa garantir a transferência de esforços do bloco à estaca.

Cota de Arrasamento
Cota de Arrasamento

+ Cotas de Arrasamento na Prática:

Existe uma necessidade de preparar a “cabeça” das estacas para garantir uma ligação perfeita entre os elementos estruturais. Geralmente (não sendo regra), o concreto aplicado na cabeça da estaca pode ser de qualidade inferior, pois sempre que terminamos uma concretagem, acaba subindo um pouco de argamassa, faltando pedra britada e também existe a possibilidade de contaminação com o barro em volta das estacas, por isso, deve-se terminar a concretagem das estacas em, no mínimo 20cm da cota de arrasamento. Essa operação é completamente manual e geralmente é feita com o auxílio de um ponteiro + marreta e o sentido do corte deve ser sempre de baixo para cima.

Imagem: Exemplo de Cota de Arrasamento

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo