Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O ponto de ônibus sustentável, com painéis fotovoltaicos e carregador de celular

por Luciana Reis | 28/12/2015
Copiado!

O projeto é inovador. Já pensou poder recarregar o celular enquanto espera o ônibus? Um protótipo de ponto de ônibus foi instalado no último dia 8 de dezembro em Florianópolis, Santa Catarina, torna esta ideia possível, e nos faz até deixar de reclamar enquanto esperamos pelo transporte público. Com painéis fotovoltaicos, telhado com plantas e estrutura produzida a partir de materiais recicláveis, o ponto foi desenvolvido pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).

ponto-de-onibus-blog-da-engenharia

Imagem: Mariana de Ávila/G1



Além da cobertura verde e dos painéis que têm o objetivo de captar a energia solar, transformando-a na energia elétrica necessária para as lâmpadas LED e tomadas em que serão recarregados os celulares, o ponto de ônibus conta ainda com um sistema de coleta de água da chuva, com reaproveitamento para a irrigação autônoma do ponto, e bancos fabricados com chapas de plástico reciclado, produzidas no presídio agrícola de Palhoça, município da grande Florianópolis.
O modelo foi baseado em exemplos de pontos de ônibus espalhados ao redor do mundo. O objetivo é garantir um espaço sustentável e, ao mesmo tempo, cômodo aos passageiros – e a cobertura verde é uma das características que garante um local menos quente, por exemplo.
ponto-sustentavel-blog-da-engenharia

Imagem: Agif/Reprodução


Ainda não há previsão de que o protótipo seja implantado em larga escala. A iniciativa foi resultado da integração de empresas privadas e, de acordo com a Secretaria de Mobilidade de Florianópolis, a expansão do modelo ainda não é possível com investimentos públicos devido aos elevados custos com a implantação de um ponto de ônibus sustentável como este. Ficam as informações e a expectativa de que em breve seja possível a expansão de projetos similares para outras localidades, em Florianópolis e em outras cidades.
Referências: ArchDaily Brasil, Notícias ao Minuto, G1
 

Copiado!

Comentários