Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O novo Plano Nacional de Banda Larga terá até internet via rede elétrica

Engenharia 360

2 min

POR Eduardo Mikail 29/11/2012

O Programa Nacional de Banda Larga foi lançado no ano passado, depois de vários atrasos, com a promessa de universalizar a banda larga no Brasil. Ele oferece planos de 1Mbps por até R$35 mensais (com cota de download). Mas seu impacto parece limitado: em um ano, dos 32 milhões de ativações totais na internet, apenas 1 milhão vieram do PNBL.

Mas segundo a Folha, o governo federal pretende anunciar, no início do ano que vem, o PNBL 2.0. A atualização do Programa Nacional de Banda Larga deve incluir a oferta de conexão via rede elétrica para ajudar a expandir a internet no Brasil. O PNBL 2.0 também deve incluir a exigência de velocidades maiores nas cidades que já contam com o plano.

A banda larga por rede elétrica transmite dados através do cobre dos fios, e não através de eletricidade. Ele requer apenas que você ligue o modem na tomada para se conectar à internet. A regulamentação dela foi feita já tem um tempo, mas a oferta do serviço no Brasil praticamente inexiste.

Ao incluí-la no PNBL, a ideia do Ministério das Comunicações é que, como praticamente todo o país recebe energia elétrica, é muito mais fácil levar a internet por essas redes do que esperar as teles criarem novas redes – principalmente em cidades no interior que ainda não têm oferta de banda larga.

Nos próximos dias, o Ministério das Comunicações deve publicar um decreto com desoneração de infraestrutura para as teles expandirem as suas redes. Depois, uma portaria vai determinar equipamentos que vão receber os benefícios fiscais, e os smart grids estarão inclusos – eles prometem diversas melhorias para o uso de energia elétrica. Nós já falamos sobre eles e como achamos que eles serão importantes por aqui.

Via

Banda larga
blog da engenharia
Blog de Engenharia
Blog Engenharia
dicas de engenharia
Dicas do curso de Engenharia
Engenharia no Brasil
Estudantes de Engenharia
Internet
O novo Plano Nacional de Banda Larga terá até internet via rede elétrica
site da engenharia
site de engenharia
Site Engenharia

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
O que você precisa saber sobre o BIM?
As 3 características fundamentais para você vencer na carreira
Tesla está trabalhando em ventiladores pulmonares feitos com partes de carros
6 dicas para otimizar seu home office | Lista 360
Robô delivery de medicamentos desenvolvido pela USP pode evitar contágio por coronavírus
Bioesterelizador desenvolvido em universidade paraibana pode atuar como mais uma frente contra coronavírus
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ