Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O gerador eólico de pequeno porte produzido por estudantes universitários

por Eduardo Mikail | 27/06/2016
Copiado!

Quando ouvimos falar em projetos voltados à criação de energias limpas e que garantem a sustentabilidade, pode parecer que são ações bem distantes da realidade ou que exigem elevados investimentos. Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, mostram que a história não é bem assim. Em 2013, onze universitários iniciaram um projeto inovador e eficiente, criado a partir da preocupação com o meio ambiente. Trata-se de um gerador eólico de pequeno porte, produzido a partir de equipamento já existente, o que é permitido através da tecnologia reversa.

gerador-eólico-blog-da-engenharia

Imagem: Hugo Silva/Arquivo Pessoal



Os universitários fazem parte do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Mecânica (PETMEC) e o projeto esteve entre os seis vencedores do Prêmio Sustentabilidade Radix, da empresa de mesmo nome, de Engenharia e Software. O prêmio reconhece as ideias inovadoras na gestão de recursos naturais e eficiência energética, e estimula a continuidade de projetos como este. O diferencial do gerador criado pelos estudantes é a possibilidade de produção de energia a baixo custo e suficiente para abastecer pequenos espaços.
A montagem do gerador incluiu moldes em madeira preparados a partir de protótipos em 3D. Os próximos passos são a disponibilização do gerador para experimentos e a posterior otimização do equipamento, sendo que nesta fase haverá o acompanhamento de uma empresa especializada.
energia-eólica-blog-da-engenharia

Imagem: Portal Energia


A possibilidade de produção de energia eólica a partir da transformação da energia do vento em energia elétrica ou mecânica é muito bem recebida pelas vantagens quando comparada a outras formas de produção de energia, e também por se tratar de um recurso renovável e de um dos principais exemplos de energia limpa. O projeto dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia representa, além de uma alternativa eficaz e sustentável, uma forma de evidenciar a importância do trabalho acadêmico, que sai apenas da teoria e do papel, partindo para a prática, fundamental aos futuros engenheiros.
 
 

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários